Miguel e as aventuras do Fluminense na janela (por Márcio Machado)

Até agora o Fluminense concentrou suas novidades a temporada 2021 em renovação com diversos jogadores, destacando ter feito isso com importantes revelações e, lamentando da nossa parte, a manutenção do Hudson, que não justifica nem como a liderança do elenco que é vendida.

Mas falemos de novidades mesmo. Samuel e Wellington serão úteis; se não forem titulares, jogarão bastante. Quem vai à Libertadores precisa de um bom time alternativo, e isso lembra de um dos nossos possíveis reforços.

William Bigode tem contra si a idade já avançada e não ser especialista em nada na frente, mas isso contou a favor dele no Palmeiras, onde aproveita as chances e em geral é importante, sem ser a estrela do time. Se a torcida tricolor modular suas expectativas, terá nele um jogador confiável.

Aliás, modular as expectativas é algo importante no momento. O Fluminense não se tornou rico por disputar a Copa Libertadores, não adianta olhar e reclamar que a dissidência está com um time melhor, que o Grêmio está montando uma seleção. A nossa realidade é ir buscar gente sobrando no elenco dos outros com parcimônia.

Um exemplo teoricamente próximo é o Babi, que não quer jogar a série B pelo Botafogo. O risco aqui é a modulação do negócio, ele cabe no time perfeitamente, o Fred precisa de um reserva, mas ele emprestado só vai gerar valorização ao ativo dos outros e derrubar os nossos, como Samuel por exemplo. Se tiver como ter pelo menos 50% dos direitos federativos, aí interessa.

Outro caso é o Jean Pierre do Grêmio, que está insatisfeito com o técnico deles, que foi criticado pelo pai do jogador. Para trazer um Miguel plus, mais experiente, talvez melhor, mas talvez mais problemático, ficamos com o nosso mesmo: é só usar. Se desse pra fazer um negocio de troca de problemas melhoraria, mas provavelmente ainda sairíamos no prejuízo e arriscar ter um titular que, num jogo decisivo contra um potencial adversário, não jogaria por pertencer ao mesmo. Tem o Miguel e outros para entrar.

Em suma, o time não é ótimo, mas é melhor do que boa parte da torcida pensa. Sem desespero e testando mais a base, dá pra fazer um bom elenco sem loucura. Vamos pra cima. ST.