A base que aumenta a perspectiva de futuro (por Eliane Gonçalves)

O Fla x Flu do final de semana só nos faz mostrar, como escrevi no final do ano passado, que os clubes que trabalham com um bom trabalho de base aumentam a perspectiva de crescimento, tanto no ponto de vista dos bons jogadores e craques quanto na de venda e aumento da renda para os mesmos.

O jogo foi de titulares contra reservas e esses reservas formados por jogadores da base. O Flamengo buscava pelo menos o empate para garantir a vaga na semifinal da Taça Rio. O técnico Fernando Diniz poupou os jogadores titulares contando apenas com o Ganso e Caio Henrique de titular, pois está de olho na Sul-americana e os mesmos estavam desgastados.

O Flamengo chegou a abrir 3 a 0, com dois gols de Bruno Henrique e um de Gabriel, no placar no começo do segundo tempo. Porém, mesmo ganhando com um placar elástico não ofuscou o brilho tricolor, o entrosamento, a raça e a busca de um melhor resultado. O Fluminense reagiu e diminuiu a vantagem com Dodi e João Pedro. Calazans criou a jogada e deu o passe para o gol de Dodi e o primeiro gol de Fluminense. Logo após, o técnico Fernando Diniz colocou um garoto de 17 anos, João Pedro, hoje uma jovem promessa do time, que marcou de cabeça o segundo gol e quase mudou o rumo do clássico.

Mesmo o Fluminense perdendo por 3 a 2, o resultado só nos mostrou que temos uma boa propensão de um futuro (que já começou) com bons jogadores e melhor, jogadores que amam seu time. Realidade não mais vista nos clubes em que na maioria só busca resultado para o seu time com ambição de ser contratado por outro time, isto é, sem amor à camisa.
Um bom trabalho de base é iniciado com meninos de diferentes faixas etárias com o principal objetivo de estabelecer as características pertinentes ao esporte, no caso o futebol.

A carreira no futebol engloba diversas fases em que passam por processos de captação e seleção, longos períodos de formação envolvendo treinamento e competições, comprometimento das relações sociais e familiares em que os mesmos até se distanciam da sua base familiar, adaptação física e busca do condicionamento físico.

Além disso, uma carreira com vista a um futuro profissional inicia com a construção da base dos fundamentos, a participação nas competições iniciais, direcionando para as competições regionais e estaduais (como podemos observar no jogo de hoje), competições de alto nível em eventos nacionais e internacionais (perspectiva das outras competições).

Independente do crescimento desse atleta uma coisa é certa, quando temos um filho da casa, esse filho busca o melhor para sua casa, busca resultado, tem motivação em levar o seu time para frente, independente de qualquer coisa. Realidade vista hoje com muita alegria.

E vamos em frente que nesta quarta-feira já tem outro Fla-Flu decisivo.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade