Libertadores pra que te quero? (por Rods)

Selo LibertadoresA Taça Libertadores da América, neguem o quanto quiserem, é uma obsessão para todos os times brasileiros. Para nós tricolores, o quadro é ainda pior, já que, entre os considerados grandes, apenas o Botafogo está ao nosso lado no grupo dos que não a conquistou. Mas enfim, não é esse o ponto que quero debater agora, mas sim o quanto seria benéfica para o Fluminense de hoje uma nova classificação para a maior competição do continente.

É óbvio que o mais alarmista ou pessimista ou realista (chame como quiser) dos tricolores diz, da boca da fora, que não quer terminar o Brasileirão no G4, que isso seria ruim para o Clube em sua atual realidade. Sim, eu acredito que é da boca pra fora, mas é importante entendermos o porquê dessa ideia. Uma explicação que passa por nossos medalhões e nossa patrocinadora (investidora, na verdade).

Não posso falar por toda a torcida, mas sei que para nós do Panorama Tricolor e muitos outros tricolores, estamos reféns do elenco atual. Um elenco que foi guerreiro e que conquistou dois Campeonatos Brasileiros, mas que está envelhecido e se achando “dono” do Fluminense. São jogadores que criam problema a cada vez que são confrontados, mesmo com os salários pagos (mesmo que em parte, em alguns casos) pela Unimed. Precisamos nos livrar deles e realizar um verdadeiro serviço de saneamento para acreditar em um bom 2015. É aí que entra a Libertadores.

Uma possível classificação servirá de fiel da balança na hora do aperto de mãos para selar a renovação do contrato. Você pode ter certeza disso. Quem não quer ver sua marca exposta para o mundo inteiro? Mesmo sem a força econômica dos anos anteriores, a Unimed ainda é capaz de honrar o pagamento dos jogadores e dificilmente vai abrir mão de ser a “dona” da nossa camisa. Mas não deve poder ajudar nas contratações necessárias.

Já a não classificação para a Libertadores criará uma grande expectativa para a não renovação do contrato e liberdade, acompanhada de incerteza, para o Fluminense buscar uma nova parceria. Talvez melhor, talvez pior, mas com certeza um novo caminho livre de vícios. Alguém que não imponha suas vontades, mas que nos garanta um caixa suficiente para contratações e salários, em troca de espaço publicitário.

Eu, particularmente, quero a Libertadores e não vejo problemas em uma renovação com a Unimed, uma vez que o formato seja revisto completamente. A parceria pode seguir tranquilamente, desde que possamos utilizar o dinheiro recebido de acordo com as nossas necessidades, sem que tenhamos um presidente “informal” e sem que todo o nosso material esportivo seja estampado por um único nome.

O que vai acontecer? Só saberemos em mais ou menos dois meses. O bom pode ser ruim e o ruim pode ser bom, se é que me entende.

Guilherme Mattis

Colocarei logo abaixo o mesmo vídeo que disponibilizamos no Facebook do Panorama Tricolor ontem. São alguns dos principais lances do nosso novo zagueiro. Se bem que não devemos confiar cegamente em imagens pré-escolhidas, mas o rapaz é promissor. Tem altura, velocidade, bom posicionamento e tempo de bola. Como vai se desenvolver no Flu, não posso dizer, mas com certeza é melhor que o Fabrício. Aliás, apesar de, aparentemente, já ter sido escalado para jogar ao lado do Marlon, se eu fosse o Fabrício, não gostaria de entrar em campo quinta-feira.

Quer uma notícia boa? Gum foi até o campo correr nessa terça-feira.

ST!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Raphael Bózeo

rádio 2