Brasil 0 x 0 México (por Marcelo Vivone)

Brasil-Mexico-Ochoa-FotoYuri-CortezAFP_LANIMA20140617_0229_54

Adversário sempre muito complicado. Não acessei o retrospecto oficial, mas me parece que no confronto recente contra o México estamos em desvantagem. Sem contar as finais que perdemos para eles.

O jogo foi muito ruim. Lento e sem criatividade em quase 100% do tempo. Parecia entre 2 europeus em jogo de 13 horas e no calor e umidade de Manaus.

Produzimos muito pouco e o México menos ainda. Ainda assim, tivemos 3 oportunidades muito boas de gol, todas elas defendidas pelo bom goleiro adversário. Umas delas, no final do jogo, foi a mais clara, em cabeçada do Thiago Silva, livre, que cabeceou em cima do goleiro.

Nosso time mostrou problemas parecidos com o que apresentou no 1º jogo, com o agravante de Oscar não ter feito o mesmo jogo da estreia. Hoje, Oscar teve atuação muito fraca como o resto do time.

Outra diferença no jogo de hoje é que não tivemos a ajuda do juiz. Vale lembrar que na estreia, se o juiz não tivesse errado em um lance capital, seriam grandes as chances de não conseguirmos a vitória.

Nosso esquema tático não funcionou. Na parte ofensiva, o time tem se mostrado ser altamente dependente de Neymar, principalmente quando Oscar está em dia ruim. Na defesa, em vários momentos do jogo mostramos pouca força na marcação, principalmente no final do 1º tempo e nos 15 primeiros minutos do 2º.

Nosso meio de campo deu muito espaço na intermediária para que os atacantes e o meio de campo do México chutassem de meia distância, o que é perigoso com a pouca confiança que passa nosso goleiro.

Individualmente só quem se salvou foi David Luiz, que, mais uma vez, fez partida segura. Os demais estiveram mal, como na estreia.

Nosso time mais uma vez empolgou pouco ou nada e deixou o torcedor preocupado com a campanha do hexa. Não temos jogadas de ultrapassagem nas laterais, com os 2 laterais tendendo sempre a fechar a jogada, ao invés de tentar a jogada de linha de fundo, além de pouco apoio dos meias, especialmente hoje que Hulk não esteve em campo.

Evidente que numa Copa disputada em casa o Brasil é um candidato natural, mas precisamos melhorar muito para estarmos fortes na disputa do título.

Minha seleção favorita ao título antes de começar a Copa passeou, treinou ontem contra a fraca equipe de Portugal.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://www.lancenet.com.br/