O cracaço holandês teria feito 75 anos ontem. Jogou demais. Demais. Foi um dos maiores de todos os tempos e revolucionou o futebol.
Curioso que a história de Cruyff se encontrou com o Fluminense pelo menos três vezes.
Na primeira, em 1976, Cruyff veio disputar amistosos no Brasil e o eterno presidente Horta apontou seus mísseis para as manchetes. Evidentemente o Flu não teria condições financeiras para a empreitada, pois já tinha um elenco caríssimo na Máquina, mas Horta vislumbrava o ano seguinte, quando Cruyff teria passe livre. Acabou não acontecendo, mas imagine se o Flu 1977 tivesse a fera holandesa junto com Rivellino, Doval, Edinho, Pintinho e Marinho Chagas? Imagine.
Cinco anos depois, Cruyff já tinha pendurado as chuteiras, era comentarista na Copa da Espanha e bateu um papo com Telê Santana. Queria ser treinador. Visionário, nosso Fio de Esperança acionou imediatamente o Fluminense e pediu a contratação. Era um ano de vacas magras e gestão claudicante, então naturalmente não rolou. Imagine Cruyff treinando o Fluminense, meus amigos? Imagine mesmo. A história é bem contada numa coluna de Felipe Fleury aqui no PANORAMA. Confira no link abaixo.
O terceiro encontro representou a despedida de um dos maiores símbolos do Fluminense. Quase ninguém se lembra de que Romerito deixou o Fluminense em 1989 para jogar no Barcelona, numa exigência do estreante treinador catalão Cruyff. O craque paraguaio foi às pressas para a Espanha, jogou pouco, se contundiu e não deu certo, mas valeu a tentativa. Pena para o Flu, que perdeu seu craque antes da hora.
Lembrar dos 75 anos de Cruyff e pensar que ele poderia ter sido um ícone tricolor é, sem dúvida, sonhar com um Fluminense realmente grande. Talvez uma inspiração para o jogo de logo mais, mesmo sabendo que estamos longe demais dos tempos de grande futebol. Quem sabe?
Andel, sempre teremos que sonhar com o Flu gigante, pena que só o torcedor pense asssim. Mas, fugindo ao tema do teu texto, vi pela tv Avaí x Goiás, o Avaí, mesmo com 10 em campo chegou a fazer 3 a 0, o Goiás fez dois gols no fim e não conseguiu o empate. O que entendi disso tudo: ninguém tem Danilo Barcelos no seu time impunimente!! ST…