A menos de uma semana para o jogo ‘mais importante da história do Fluminense’ (pura ironia) havia um Cruzeiro imberbe pelo caminho. Um jogo que marcou muitas histórias de campanhas campeãs, de recuperação e atuações memoráveis no passado recente.
Não seria leviano dizer que o Cruzeiro tem sido um adversário afável. Não deu outra: mesmo com o desinteresse velado, foi nesta partida que aconteceu, novamente, um gol de falta, e um golaço, aço, aço, coisa de cinema mesmo, protagonizado por Leo Fernández, jogador a quem, nossa camisa serve de vitrine nesta empreitada.
Para além do gol, o jogo foi bem controlado. À Raposa, sobraram uns contragolpes e pressão nos minutos finais.
Como é bom reviver um gol de falta, com categoria retumbante, na trajetória da bola em elíptica maravilhosa, desviando em contrário de rumo a fim de sair das posses do goleiro, foi beijar o barbante em cena sentimental, quase sob a luz de um abajur lilás.
Os últimos gols de falta haviam sido marcados, também, por dois meias: Ganso na goleada sobre o Bangu, neste Cariocão em Brasília e Nathan, no Brasileirão passado, em outra goleada, esta sobre o Coritiba no Maracanã.
O Fluminense ainda esbarrou na trave em chute de Cano ainda na primeira etapa, outras boas chances saíram dos pés de Alexsander e Samuel Xavier. Já a equipe celeste perdeu uma oportunidade cristalina no primeiro minuto do segundo tempo: logo após finalização de Keno, Rafael Cabral fez a reposição de bola, na trama Matheus Vital saiu na cara do gol, driblou a defesa e finalizou, mas André em ótima recuperação mandou para escanteio. Na outra oportunidade, Fábio fez a defesa e garantiu o ‘SG’ para delírio dos cartoleiros.
Outro destaque na partida foi Marcelo atuando no meio de campo. Entrou no lugar de Alexsander aos sessenta e cinco minutos e ao lado de Léo Fernández, ajudou a dar o tom no setor. Na coletiva pós-jogo, Fernando Diniz alentou que ele pode realizar a transição.
Próxima partida do Tricolor será em Cuiabá diante da equipe homônima, mas certamente veremos ilustres reservas. Quem sabe alguns garotos do excelente sub-20, embora estejam concentrados em seu Brasileirão, diferente dos adultos que já estão com a cabeça na próxima quarta-feira para um Maracanã lotado contra o Inter de Porto Alegre, na ida das semifinais da Libertadores.
#########
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – 24ª rodada
Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Quarta-feira, 20/09/2023 – 21h30 (Brasília)
Árbitro: Matheus Delgado Candançan
Cartões amarelos: Nino 34′, Felipe Melo 39′, Keno 82′, André 85′, Fábio 85′ e Marcelo 90′ (FLUMINENSE); Wesley 30′ (CRUZEIRO)
Gol: Leo Fernández 67′ (FLUMINENSE)
FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino©, Felipe Melo (Martinelli 46′) e Diogo Barbosa; André, Lima (Léo Fernández 65′) e Alexsander (Marcelo 65′); Keno (Marlon 82′), John Kennedy e Germán Cano (Yony González 90′). Técnico: Fernando Diniz. 4-3-3
CRUZEIRO: Rafael Cabral; William, Neris, Oliveira e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva (Machado 74′) e Mateus Vital (Stênio 79′); Nikão (Paulo Vitor 74′), Wesley (Arthur Gomes 46′) e Gilberto (Bruno Rodrigues 46′). Técnico: Zé Ricardo. 4-2-3-1