Feliz temporada 2025, pessoal (por Paulo-Roberto Andel)

Olha, as férias passaram num estalo. Confesso que eu precisava de mais. Nem sempre foi assim: nos tempos de garoto, a gente ficava louco para o futebol voltar logo. Tinha a Copinha, não esse Copaço aí, e só. Claro, as manchetes dos jornais traziam mentiradas a granel sobre as contratações, mas algumas até vingavam. Tinha a pré-temporada, geralmente fora do Rio. As especulações nas resenhas de rádio. O fato é que era bem mais divertido. Tudo bem, a vida é assim. Modern times!

Agora tudo é mais mecanizado, pasteurizado até, formalista. Ok, ainda amo futebol.

Perdido entre a horrorosa temporada de 2024 e as incertezas para 2025, o Fluminense fez algumas contratações. Com exceção de Hércules, e mesmo assim com prudência, nenhuma das outras empolga. Vamos esperar para ver no que dá. Mesmo não gostando propriamente do estilo de jogo, para mim Mano Menezes já se tornou um dos ícones do Fluminense no século XXI – basta dizer a roubada que ele encarou ao chegar, o que poucos topariam. O elenco está um pouco mais jovem, o que é bom.

Ruim? O de sempre. Jovens da base rifados por mariolas (sem trocadilhos), sem poderem se desenvolver no clube. Anúncios de nomes que chegam a constranger. Sugestão de negócios esportivos que surpreendem de tão toscos. Bom, foi assim até em 2023, imagine no resto.

Bom, o ano tricolor começa domingo à noite em Moça Bonita. O velho Carioca ainda relampeja.

##########

Claro, o ano eleitoral já tem 700 graus de temperatura. A tropa digital da gestão já está a postos para defender seu imperador com unhas e dentes, disposta a sustentar todas as sandices possíveis, a começar pelos Fake Numbers das contas tricolores. Há um longo caminho de mentiras a serem destroçadas pelo caminho.

Na pequena parte que me cabe, total apoio à oposição real do clube e, desde já, meu apoio ao amigo André Horta, que é pré-candidato à presidência do Fluminense.

##########

Vem aí mais uma temporada e continuamos na luta. O Sistema PANORAMA LARANJAL está em franca expansão, então estamos chegando a cada vez mais pessoas, o que ajuda na democracia dos debates tricolores.

Vamos estrear um programa novo às segundas, as lives de terça e quinta estão reforçadas, o Panorama Delas também. Vamos com tudo nas transmissões. Teremos mais conteúdos nas redes.

Como se trata de um projeto voluntário, tudo é sacrifício, mas estamos aqui para encarar o tamanho de onda que vier.

Há muito a ser feito. Vamos nessa. Muito obrigado a todos os que nos apoiam.

E um minuto de silêncio para quem foi expulso daqui por justa causa há anos, mas que até hoje não aguenta a dor de cotovelo.