Flu e Vasco, Vasco e Flu (por Zeh Augusto Catalano)

IMG_20150704_073259

Daqui a cerca de 15 dias, Fluminense (mandante do jogo) e Vasco entrarão (espero!) em campo para disputar uma partida comum de meio de campeonato brasileiro.

Teoricamente seria apenas mais um clássico de meio de campeonato. Na atual conjuntura, ficarei muito feliz se a partida se realizar. Por razões óbvias, a possibilidade do (nosso do lado de cá, não de vocês) grande líder não levar o time a jogo e tomarmos um W.O. é enorme.

W.O., pra quem não sabe, significa walk over. Algo como pular, numa tradução meio literal.

É um fantasma quase inacreditável. Temer que seu time não entre em campo por causa do lado do Maracanã.

Quase tão ruim quanto, é possível que não haja torcida do Vasco na partida. Segurança.

Existe a possibilidade de que eu esteja no Rio no dia do jogo.

Como estive no ano passado. Fui ver talvez a melhor exibição do Flu no ano, a goleada sobre o São Paulo, 5 a 2, último jogo no Maracanã antes da Copa, no qual Walter só faltou fazer chover. Fui com Andel, Rods, Ernesto, Tiba, Léo. Foi a primeira vez em que voltei a arquibancadas tricolores depois de começarmos o Panorama. Fui muitíssimo bem recebido. Cumprimentado por pessoas que nunca vi, que falaram comigo como se me conhecessem.

Foi uma experiência muito legal. Não por qualquer sensação de estrelismo ou de pseudo-celebridade, mas pelo respeito e carinho com os quais um não-tricolor foi tratado. Bacana.

Andel já experimentou a mesma sensação em São Januário, no lado contrário da moeda. Foi tão bem tratado quanto.

Mas tanto lá quanto cá, há os que não conseguem entender. Já cansei de ouvir de alguns críticas à minha vascainidade pelo fato de escrever por aqui. Sou acusado de ser “bonzinho” com o Flu. Certamente Andel passa pelo mesmo problema, quase inacreditável.

Então, transportando essa novela para o campo: como você se portaria se sentasse um vascaíno ao seu lado num Vasco x Fluminense? O que nos impede de civilizadamente repetir a experiência de um distante Carnaval, no qual Andel, Leo Prazeres e eu assistimos juntos nas cadeiras brancas do falecido Maracanã a um sensacional Vasco 4 x 4 Flu?

Atente que essa não é uma crítica aos tricolores, pois o texto se adequaria sem mudanças à minha torcida.

E qual o papel do Panorama nisso? Exatamente o de abrir essa discussão. Provocar essa reflexão e batalhar pra que possamos, um dia, novamente sentar-nos todos em paz numa arquibancada e assistirmos uma partida de futebol em paz.

Vai levar tempo ainda. Mas essa é uma batalha que merece ser lutada.

Tomara que eu consiga estar no Maracanã dia 19.

Abraços,

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: abril