O Flu, a Under Armour e a MLB (por Thiago Muniz)

Caro amigo (a) tricolor,

Nós, brasileiros, estamos acostumados a assistir no futebol cada time com o seu material esportivo, mais seus contratos exclusivos respectivamente.

Nas quatro principais ligas esportivas norte-americanas (NBA, NFL, MLB e NHL) isto é diferente.

Para evitar um desequilíbrio financeiro com relação às franquias, no sentido de contratos de fornecimento de material esportivo, existe a cultura de contratos de exclusividade com as marcas de material esportivo, uma espécie de leilão com prazo de duração para o fornecimento.

Neste caso, a liga profissional firma um contrato de exclusividade e a marca se compromete a fornecer uniformes de jogo ou treinamento para todas as equipes da liga, além é claro de desembolsar uma enorme quantia em dinheiro.

Se a Nike fez uma forte ofensiva sobre duas das principais ligas esportivas dos Estados Unidos (NFL e NBA) e a adidas fechou com a NHL, a Under Armour se movimentou nos bastidores. A empresa se tornará a fornecedora de material esportivo oficial da Major League Baseball (MLB) a partir de 2020.

A Majestic Athletic, na liga desde 2005, manterá seu atual fornecimento até 2019, fruto de sua última renovação de contrato com a MLB. Ainda que esta represente a primeira aventura direta da Under Armour no BIG 4 norte-americano, a marca já desenvolve chuteiras e luvas para os atletas da liga. Na NFL, a UA produz os equipamentos de treino da NFL Scouting Combine e é parceira de diversas universidades, como Notre Dame, UCLA e Auburn Tigers. Já na NBA, estará presente no Draft Combine a partir de 2018.

Modelo consolidado nos Estados Unidos, é natural que concorrentes desfrutem de espaço em uma mesma liga. Na MLB, a Under Armour assumiria apenas os uniformes de jogo, com a New Era seguindo como parceira de bonés e a Nike fornecendo as chamadas estilo “Undershirts” (as camisas mais justas que vão por baixo das de jogo), linha esta justamente que originou a Under Armour.

Aliar alta tecnologia a equipamentos esportivos visando sempre o máximo desempenho do atleta, independentemente do clima. Esta tem sido a melhor definição da americana Under Armour, que nos últimos anos ousou desafiar no mercado americano gigantes do segmento como Nike e Adidas, com seus equipamentos que aliam uma dose de alta tecnologia com um marketing eficiente e cores para lá de chamativas.

Desta vez, podem ter certeza: o Fluminense não ficará desamparado pelo meio do caminho.

Saudações tricolores.

Fonte: ESPN/CNN

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: thimu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres