Torcer é precário (por Crys Bruno)

crys bruno green

Oi, pessoal.

Após aquela “partida de Libertadores” contra a Chapecoense, em que vi meu time atuar como um gatinho preguiçoso diante de um clube que entra no Brasileiro para se manter na primeira divisão, e soube que não jogaríamos no meio de semana, respirei profundamente e disse comigo mesma: “- Graças a Deus!”

Senhores responsáveis pelas atuações do Fluminense, podem se encher de júbilo: vocês estão conseguindo exterminar do coração da maior parte da torcida qualquer tipo de prazer, de alegria, de ansiedade boa ou mesmo a aflição dos grandes jogos, disputas, derrotas.

Acompanho o Fluminense assiduamente há três décadas. Vi times tecnicamente muito ruins, vi outros com muita técnica, mas nunca os vi como vejo esse Fluminense há três anos: sem alma, sem tesão pela vitória.

Esse time pode até ter lá seus ídolos envelhecidos ou boas promessas para serem negociadas e encher o caixa de terceiros, mas não representa um Fluminense. O amor que um Fluminense desperta nos faz expandir emoções. Esse Fluminense é vazio de tudo, não sente, não pulsa, é um time esquizofrênico; raros são os jogos em que o vulto da essência Verde, Branco e Grená entra em campo.

Hoje não teremos jogo do Fluminense. Que alívio! Vê-lo em campo representado por esse time sem espírito de vitória, jogando para não perder, compromissado somente em não levar gols, mesmo com um treinador que nunca teve esse tipo de perfil e até nos encantou em alguns jogos, antes de retroceder na proposta de jogo, coincidentemente, após o chilique do capitão do time, é um presente do Gravatinha para o coração de todo torcedor.

Sim, torcer é precário. A cada dia mais, o torcedor é lembrado somente para dar dinheiro e apoio. Nem mais pedimos títulos como forma de uma esmerada recompensa; até vejo tricolores, para minha desdita total, aceitarem a permanência na Série A como um fato para ser comemorado.

Damos dinheiro, damos apoio, damos sobretudo nossa presença. O Estádio pode estar vazio, mas somos milhões de pessoas assistindo vocês por todo país. Não exigimos nada além de jogarem com espírito de vitória.

Que sejam goleados, rebaixados, mas sangrem por essa camisa que representa e dá sentido a milhões de pessoas, estas que são O MOTIVO para que a profissão de vocês tenha o patamar da idolatria e gere fortunas.

Eu sei que sou, como torcedora comum… comum. Eu sei que torcer é precário. Mas o que o Fluminense representa para mim, a folha salarial milionária dos senhores não paga nem compra.

Torcer é precário, eu sei. Mas ser e sentir-se Fluminense, não.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @CrysBruno

Imagem: run

3 Comments

  1. Aplausos de pé!!!!!

    Acrescento no que o Renard escreveu, que vários torcedores que acham normal comemorar contas em dia, deveriam ler tb.

    ST

    Vamos ver agora sem Frederico, qual será a postura do clube, técnico e demais jogadores.

  2. palmas…como seria bom se nossos jogadores lê-sem esta crônica….acorde fluminense e nos encha de orgulho novamente, igual no período recente anos 2009-2012.

Comments are closed.