Sinal de alerta (por Marcus Vinicius Caldeira)

bota 3 x 0 flu 23 02 2014 andré duraõ

Um domingo pra esquecer.

O Fluminense, ontem, foi engolido pelo time reserva do Botafogo. Sim, futebol são onze contra onze, em campo, então não tem essa de time titular e time reserva. Qualquer um pode ganhar. Mas, da forma que foi, é de fato preocupante. Fui pro Maracanã, o time não.

Venho elogiando o esquema do Renato. O meio-campo com três volantes deu maior proteção à zaga e liberou o Conca. Mas, ao mesmo tempo, vinha alertando que precisamos de um homem de velocidade, pois no dia em que enfrentássemos uma marcação forte teríamos dificuldade. E isso aconteceu ontem. Além disso, o esquema fica muito refém do Conca. O dia em que ele joga mal ou é muito marcado o time desaba

E ontem o time enfrentou uma fortíssima marcação. E nosso argentino não jogou tão bem. O time desabou. Ouso dizer que, de sorte, o Botafogo não jogou com time titular porque, dada a apatia do escrete tricolor e se a lógica nos diz que o time titular do Botafogo é melhor que o reserva, talvez nos devolvessem o “sete a um”. Para um time que vinha de sete vitórias seguidas, foi um golpe duro.

Um esquema com três volantes não necessariamente imputa ao time um defensivismo. Ele pode ser interessante para dar mais liberdade aos laterais e liberar um homem de meio-campo mais habilidoso para jogar mais solto sem ter que voltar pra marcar a toda hora. A questão é nas nossas laterais. Na esquerda temos um jogador ciclotímico. Temos dois Carlinhos: o “Carlinhos Red Bull’ e o “Carlinhos Lexotan”. Ontem, estava em campo o “Carlinhos Lexotan”. Jogou muito mal! Mas, ainda sim gosto dele. Quando é o Red Bull que está jogando o time sobe muito de produção. Ano passado fez uma falta danada. Este ano vinha bem até ontem. Que tenha sido apenas um espasmo.

Nosso problema está do lado direito. Bruno é uma ameba. É problema de QI baixo mesmo. Na hora de tomar uma decisão, ele toma a errada. Qualquer moleque de pelada sabe que não se pode espanar a bola para a entrada da área! E o que o Bruno fez no final do primeiro tempo? Exatamente isso. Ela caiu no pé do atacante adversário que fuzilou de primeira. Inapelável!

Tivemos dois gols anulados no primeiro tempo e só. Não produzimos nada de bom no ataque. Há tempos que venho falando que precisamos de um homem de velocidade. O Sobis é um ídolo! Já está com a alma tricolor. Mas torna o time mais lento. Ontem, ele teve uma bola de contra-ataque nos seus pés, mas não evoluiu por conta da falta de velocidade. Precisamos desse homem de velocidade. Que saudade do Wellington Nem. Que saudade!

Sempre digo que técnico não ganha jogo, mas perde jogo. E ontem, na volta do segundo tempo, Renato assim o fez. Não que ele não tivesse que entrar com o Wagner. Tinha, mas quem deveria sair era Diguinho e não Valência. Este é o nosso homem de contenção. Quando ele foi substituído, a nossa marcação – que já era frouxa no meio-campo – foi quase a zero. E o Botafogo fez o que quis no setor. Chegou à goleada com extrema facilidade enquanto o Tricolor se limitava a alçar bolas na área pelo alto tentando achar o Fred. O time piorou o que já estava ruim com a substituição. Horrível!

Nem o novo xodó da torcida Walter se salvou ontem. Nada deu certo. Para completar o péssimo domingo tricolor, pênalti pro Fluminense, Fred vai para a bola, a torcida pede por Conca. Nosso camisa nove não dá bola. Vai para a cobrança daquele jeito, esperando o goleiro pular para deslocar. Mais uma vez o goleiro espera e Fred perde. Ou ele muda o jeito de cobrar pênalti ou não bate mais. Basta!

Uma derrota amarga, porém merecida. Sem histeria coletiva. De fato, o elenco precisa de uns reforços e o esquema precisa de uns ajustes. Que a derrota contundente para o time reserva do Botafogo tenha ligado o sinal de alerta de que precisamos melhorar e muito, apesar das últimas sete vitórias seguidas até a derrota desse domingo.

Que tiremos as devidas lições do jogo de ontem!

######

Terça, teremos um Fla-Flu na eleição da Unimed. Que dê Flu com a vitória da chapa de Celso Barros.

######

Vou ao estádio para apoiar e empurrar o time durante os noventa minutos e nenhuma torcida organizada ou torcedor organizado vai me impedir. Esse negócio da Young partir pra cima da Legião e da Bravo por causa disso já encheu o saco! É terrorismo! E pior: terrorismo de quem recebe ingresso da diretoria  para ir ao jogo apoiar o time, contra quem paga o ingresso. Quem recebe para apoiar vaia e agride. Quem paga do seu bolso apanha – por apoiar o tempo todo – de quem recebe da diretoria para apoiar.

E a diretoria? Coloca a cabeça no buraco como um avestruz.

Bizarro!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: André Durão – O Globo

11 Comments

  1. a unica coisa que eu posso falar é que apoio inteiramente as suas palavras,A Young esqueçe que a maioria das pessoas que ficam na Legião e na Bravo são associados,pagam para incentivar o Time,não precisam de incentivo.Eu sou associado,fico distante de qualquer torcida.Vejo a cada jogo a revolta dos torcedores com a idiotice que a Young está fazendo,mais cada um com a sua cabeça.É assim que eles querem aumentar o número de sócios-torcedores.

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk…

  2. Bom dia a todos os Tetracolores!. Bom dia Caldeira. Ontem fui ao jogo e senti nojo dos bandidos que ficaram contra a Legião. Young, Força Flu e outros. Sou sócio torcedor junto com minha esposa. Vou cancelar. Só volto a ser sócio quando a diretoria do Fluminense deixar de bancar esses bandidos.

  3. Já é inadmissível o FLUMINENSE perder para os titulares do Boafogo! Para os reservas, então, nem se fala! Vergonhoso! Dois fatores foram determinantes para nossa derrota ontem: apatia e soberba!
    Fred, PÁRA DE BATER PENALTY! Seja humilde, reconheça seu mal momento, e dá a bola para o Conca bater! Não tem nada demais em admitir que não se está numa boa fase, pelo contrário, é sinal de grandeza! Que nosso capitão perceba isso, pq duvido que o Renato via impor isso!

  4. Acredito que a saída do Valencia e não do Diguinho tenha sido por causa do cartão, da mesma forma que eles tiraram aquele bandido. Mas acho que já ali, por estar apenas 1×0, a entrada do Biro é que seria mais adequada, já que ele bloquearam o avanço dos laterais, pois seria mais um a jogar nas laterais, e aí sim, com a correta entrada do Walter no lugar do Sobis, teriamos 2 atacantes mais agudos

  5. É isso mesmo, velho. Não acho que o Flu jogou sonolento, como alguns tricolores. O que acho que é que tem muito enganador no time. Dependemos muito do Conca e o Botafogo marcou muito ele, fazendo falta toda hora, rodízio para marcá-lo. Tanto que o técnico deles tirou o cara que tava com cartão amarelo e o cara que entrou tomou logo um cartão amarelo tb. E mesmo assim o Conca fez um ou outro lançamento e passes bons. E quase marcou um golaço no final.

  6. (Continuação) Com o Conca marcado e o Jean irreconhecível, errando tudo, quem iria fazer alguma coisa ? O Fred fica lá na área esperando alguém fazer uma jogada. E quem é esse alguém ? O Sobis não é definitivamente. É lento, não faz jogada de ponta (mesmo pq é lento), volta e faz um jogo bem burocrático. Por que ele joga ? Por que não o Michael, que corre muito mais que ele ? Por que não o Wálter ? Qdo ele cansar, bota outro.

  7. (Continuação) Nossos laterais, que eu acreditava serem mais ou menos, cheguei à conclusão de que são horríveis ! Burocráticos, improdutivos. O Diguinho o que faz no time ? Temos o Valência e o Jean … pra que o Diguinho ?

  8. (Continuação) Então reparem bem: temos um atacante bem fixo na área e lento. Outro que não cai pelas pontas. É burocrático. Dois laterais que não fazem nada de produtivo, e ainda o Diguinho, que é lento e improdutivo. Como esse time vai fazer alguma coisa ? Se marcarem o Conca, ACABOU ! Tem o Jean, mas tava mal ontem. O Botafogo não foi bobo como o Flamengo de deixar o Conca livre e se deu bem !

  9. (Continuação) E a defesa ? O Gum é horroroso ! O Carlinhos é muito fraco na marcação, e o Bruno á mais ou menos. Ou seja, não fazemos nada de ofensivo e entregamos direto lá atrás. Se jogar com o mesmo time de novo e o Cabofriense marcar o Conca, será outro vexame. É bom o Renato rever seus conceitos, senão o estadual já era ! Diguinho tem que sair. Bota o Válter ou o Michael no lugar dele, ou os dois, de preferência, com o Válter recuado (ele sabe fazer isso) e o Michael na ponta…

  10. (Continuação) Apesar de não ser sua especialidade, vai ser melhor na ponta que o Sobis. Pelo menos corre muito mais. Ou bota o Biro-biro, que é ponta mesmo. ST

    PS: Young Flu Black Bloc !

  11. Caldeira/Gatuso,

    Muito boa análise. Concordo em tudo. Principalmente no jogador de velocidade. Quando o Carlinhos não funciona, ninguém faz isso no time. Tem q ter mais um para acelerar o jogo.
    ST.
    Patrick

Comments are closed.