Seleção tricolor (por Luísa Sussekind)

SELEÇÃO LUISA

Jogo do Brasil é uma coisa um tanto curiosa. Em geral, assisto naquele clima de festa, torcendo pela seleção, mas sem muito envolvimento emocional. Se ganhar, toco a corneta, saio para comemorar com os amigos. Se perder, esqueço o assunto e é vida que segue.

Minha torcida pela seleção é mais forte somente na Copa do Mundo, quando bate um patriotismo maior em mim.

Jogo do Fluminense é bem diferente. Tem todo aquele preparo, toda aquela emoção. Seja qual for o jogo – do Carioca, do Brasileiro ou da Libertadores – torço avidamente, vibro a cada lance. Sofro com as derrotas. E as vitórias geram uma felicidade imensa, que transborda os limites do meu coração.

Vamos combinar que esse sentimento não é só meu. Toda a nação tricolor encara o futebol da mesma forma: o Fluminense é nossa verdadeira Seleção.

Agora, curiosamente estou mais envolvida com os jogos do Brasil este ano.

Seria porque a Copa das Confederações está sendo realizada aqui? Seria porque a final vai acontecer em pleno Maracanã?

Claro que esses fatores também contribuem para o nosso emocional. Mas na verdade, a razão deste envolvimento maior é o time que compôs a seleção. Dentre os titulares temos Thiago Silva, Marcelo e Fred. Dois heróis que se formaram na nossa base e o nosso atual artilheiro.

Dá gosto vestir a camisa verde e amarelo sabendo que, no campo, teremos estes guerreiros. O sentimento é muito mais forte. Cada defesa do Thiago, cada passe espetacular do Marcelo e cada gol que o Fred marca são, na verdade, tricolores.

Imagina então como seria se Jean e Cavalieri também passassem a ser titulares?

Bom, independente da entrada dos dois, já é certo que terei muita emoção nas próximas semanas. Vamos Brasil! Vamos Fluzão!

Luísa Sussekind

Panorama Tricolor

@PanoramaTri