Razão x emoção (por Juliana Rolhano)

O Fluminense é um time que desafia as estatísticas. Um time de história. Um time de glória. Um time predestinado. Um time que sempre consegue virar o jogo. Esta ė uma faceta.

Por outro lado, em tempos difíceis como agora, está cada vez mais complicado acreditar em qualquer melhora no time do Fluminense. Olhamos e não é possível enxergar nada de bom. Notícias ruins a todo tempo. A zona de rebaixamento cada vez mais perto. Falta de dinheiro e muito mais.

Dois lados de uma mesma realidade. Dois lados sobre a realidade do mesmo time. Dois lados sobre a situação do Flu.

Razão e emoção. Duas vertentes que podem significar opostos perfeitos. Mas que normalmente andam sempre juntos. Dentro de nós.

Perguntamos a alguns Tricolores o que achavam sobre a atual situação do time das Laranjeiras, e esses dois lados se mostraram bem latentes. Eis o resultado:

RuanTorcedor: Ruan Feliz Schneider

Idade: 20

Profissão: Publicitário

Razão: “Sinceramente eu acredito que existe uma grande falta de planejamento do Flu. Isso acaba criando uma instabilidade, já que num ano disputamos o título e no outro ficamos fugindo da zona de rebaixamento”.

Emoção: “O Fluminense é um ótimo time, com um grande potencial, mas que dá bobeira em algumas coisas que acabam prejudicando. A gente sempre tem aquele restinho de esperança de que o time do coração vai dar aquela alavancada”.

 

 paola

Torcedora: Paola Lima

Idade: 21

Profissão: Publicitária

Razão: “O Fluminense vive uma etapa complicada no momento. Temos muitos pontos importantes a resolver. O maior problema vivido pelo time há um bom tempo é a divisão do comando do clube (dividido entre a direção e o patrocinador oficial). Não é novidade para ninguém que o time é comandado pela Unimed e todos os profissionais (inclusive os jogadores) ficam sem saber o que fazer. Sem falar na troca de técnico, já estamos indo para o terceiro esse ano. As inúmeras lesões que os jogadores estão sofrendo, a demora absurda na negociação da contratação do Conca (jogador aclamado pela torcida) e a má colocação no brasileiro são apenas sintomas de um time que precisa de uma reestruturação”.

Emoção: “Ser Fluminense é muito mais do que um jogo, uma classificação, um campeonato ganho. Como diz uma das músicas mais cantadas pela torcida ser tricolor é herdar as cores verde, branco e grená. É saber que ao entrar no Maracanã o coração vai explodir ao ver a torcida mais linda do mundo, os olhos lacrimejarem quando arriarem o bandeirão ou jogarem o pó de arroz, é levar as crianças e verem os olhos delas se impressionarem. É um amor que não tem explicação plausível, sempre fui e sempre serei. Não importa aonde eu vá e não importa aonde meu time estiver. É o Flu o meu grande amor!”

Eduardo BritoTorcedor: Eduardo Brito

Idade: 52

Profissão: Tesoureiro

Razão: “A situação financeira está ruim por causa do bloqueio das verbas. O fluminense não pode sequer vender um jogador que o dinheiro é bloqueado. O Presidente tentou um acordo em que ia pagar mais que o Flamengo e nem assim foi aceito pelo tribunal. Isto parece retaliação contra a instituição. A segunda coisa que não tá legal é o time em campo, não sei o que tá acontecendo, a zaga é ruim, o Fred que é o grande líder, tá machucado. Esse ano tá brabo.

Só a união dos jogadores, comissão técnica e torcida, para sairmos desse buraco. Pois é inimaginável Conca vir para jogar na segunda divisão”.

Emoção: O Fluminense não pode cair. Eu sempre achei que diretores de outros clubes temiam um fluminense organizado. Eles sabem que se isso acontecer, não terá pra ninguém. Antigamente se dizia: Ano sim, ano não. Fluminense campeão.Tempos em que nossa organização era um modelo para outros clubes…”

Barbara

Torcedora: Barbara Queiroz

Idade: 30 anos

Profissão: Do lar (mãe de um menino lindo)

Razão: “O Fluminense é um time de elite e está em uma situação atípica. Este ano está totalmente fora dos padrões tricolores. Não conseguimos disputar nada. Mas o Fluminense Futebol Clube tem o dever de não ser rebaixado, honrar seus torcedores, seu passado promissor e vencedor”!

Emoção: “Com essa campanha que o Flu vem fazendo este ano, com tantas oscilações, nos entristece sim, mas nunca vai apagar o amor que temos por nosso TIME DE GUERREIROS. Confiamos que não existe fantasma de rebaixamento algum que nos faça temer e nossa torcida pode não ser a maior, mas sem dúvidas é a mais linda e apaixonada de todas. Estar no estádio vendo meu flu jogar é inexplicável. Ver tantas famílias torcendo juntas é único! Eu confio e ano que vem será bem melhor, com disputas e títulos… Por isso que eu canto que eu visto esse manto orgulho de ser TRICOLOOOOOR”!

Depoimentos verdadeiros que expressam todo amor e verdade sobre um time de guerreiros. Palavras que ecoam de todas as vozes que representam as cores branco, verde e grená. Dois lados de um mesmo torcedor. Dois lados de um mesmo time.

Domingo tem Fla-Flu no Maracanã. Clássico dos clássicos. Dia de expressar toda a emoção tricolor e deixar de lado a razão. Pelo menos durante os 90 minutos mágicos em que todos os olhos estarão vidrados no campo.

Vamos, guerreiros!

Que lado prevalecerá?

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

1 Comments

Comentário