Que zaga é essa? (por Marcelo Vivone)

Gostaria de iniciar a crônica do jogo dando os parabéns ao Gum, por extensão ao Abel e ampliando o leque, ao Sandrão e ao Rodrigo Caetano. Homenageio nosso zagueiro pelo belo gol que entregou ao adversário. Foi um passe com muita dificuldade, já que o mais fácil era cabecear a bola e afastar o perigo. Muito bem, Gum. Esse é o melhor zagueiro que temos no elenco! Pra completar as entregadas, vieram o 2º e o 3 gols do Vasco, em 2 bolas cruzadas na área. A 1ª passou por todos os jogadores da defesa e encontrou um jogador adversário e na 2ª, nosso grande zagueiro Gum novamente entregou. Dedé tomou a sua frente sem a menor dificuldade e marcou. Fim de papo!

Evidentemente que ao reclamar da zaga, rotina que tenho cumprido há mais de um ano, não tenho como poupar o nosso técnico. É ele quem há tempos vocifera que não precisamos de zagueiros, que o que temos no elenco é mais do que suficiente etc. O impropério proferido por ele nessa semana foi que pode fechar os olhos e escolher qualquer um porque a qualidade é muito boa. Eu realmente não sei se ele fala essas coisas para deixar o torcedor puto ou muito puto (desculpem os termos).

Os parabéns aos senhores Rodrigo Caetano e Sandrão ficam por conta de aceitarem essa péssima avaliação feita por nosso técnico e não se mexerem em busca de reforços para o setor defensivo. Volto a repetir (aliás, não aguento mais abordar esse tema) que não é possível que pessoas com um mínimo de inteligência achem mesmo que essas merdas (desculpem novamente – escrever logo depois do jogo tem seu lado negativo) que temos no setor defensivo são realmente boas. Não é possível estar satisfeito com um elenco de zagueiros onde o melhor elemento é o Gum.

Como no jogo de quarta-feira, a zaga entregou o jogo para o adversário. A diferença é que por conta do Vasco ser superior ao time chileno, mesmo o Vasco sendo um time apenas razoável, o Fluminense não conseguiu sair vitorioso no jogo de ontem.

Falando um pouco do jogo, o Fluminense foi muito superior durante todo o jogo. Mesmo quando tomou o 1º gol, foi valente e encontrou forças para reagir e virar o placar. Nesse aspecto o time foi bravo e merece elogios. Aliás, não tivemos grandes atuações individuais, mas o time mostrou um bom espírito de luta e, não fosse pelas falhas da nossa horrorosa zaga, certamente teria feito pelo menos um gol no 2º tempo e saído com a classificação.

Individualmente, não achei que ninguém teve grande atuação, mas gostei das participações de Thiago Neves e Nem. Fred não estava numa boa noite e Jean e Deco repetiram a fraca atuação da quarta-feira passada. Deco continua nitidamente fora de forma. Mas mesmo com 3 das nossas principais peças em noite ruim, dominamos inteiramente o jogo, tamanha a diferença de qualidade entre as equipes.

Alô, diretoria! Quantos avisos mais vocês querem para entenderem que é urgente reforçar o nosso setor defensivo. Se a derrota de ontem serviu para alguma coisa, foi para mais uma vez provar que não dá para encarar a Libertadores com chances reais de título tendo essas merd@s (desculpem mais uma vez) como zagueiros do time.

Agora é ganhar o jogo da próxima quarta-feira e manter a liderança do grupo da Libertadores e ainda torcer muito para a miopia da diretoria em relação a zaga acabar. Já fomos punidos por nossa própria incompetência (não me venham falar em injustiça) no campeonato carioca e precisamos de pelo menos um zagueiro de verdade para a 2ª fase da Libertadores.

Abel, por favor, não elogia a zaga hoje não. Pelo menos isso!


Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

16 Comments

  1. Vivone, como é q vc pode chamar o Gum de merda?!?!?! Como é q vc pode chamar toda a nossa defesa de merda?!?!?! É muuuuuito pior do q isso!!!

    Finalmente alguém neste site conseguiu colocar em palavras a emoção que sentimos ao ver esse cagalhão desta zaga jogando. Aliás, este esquema tático deste cagalhão de técnico. Vou até ser mais justo: nem acho ele tão ruim assim, mas há mais de ano que estou bastante insatisfeito com esse esquema sofredor de jogo. Será que não teria como ser de outro jeito?

    No começo do site (Panorama) eu lia todas as colunas, de todos os colunistas. Mas já cansado de ser chamado de Tricoleba, já cansado de ler que tudo está às mil maravilhas, tipo “do que vcs estão reclamando? Nós não ganhamos?” e muitas outras baboseiras que um ou outro vem escrevendo com uma certa frequencia, hoje só tenho lido a sua coluna e a do Gustavo.

    Parabéns por ter conseguido escrever o q nós todos (à exceção dos “não tricolebas” do Panorama) sentimos depois da vergonha deste sábado.

    Abs,
    André.

    1. André,

      Como coloquei em respostas acima, discordo de tachar o torcedor disso ou daquilo, seja de que “lado” (não deveria haver lado, somos todos um só!!!) for. Mas, cada um tem o seu pensamento e o Panorama é uma total democracia, cada um pensa e escreve do jeito que quer.

      Grande abraço.

  2. Vivone, eu nem aguento mais falar sobre o setor defensivo (não só os zagueiros) ! Já falamos sobre isso inúmeras vezes ! Como não estou escrevendo logo após o jogo, vou pegar mais leve … ou menos pesado. Eu tb falo mal do Gum, L.Euzébio, Anderson e Edinho há muito tempo ! Pra mim, eles são o Didi, o Dedé, o Mussum e o Zacarias (não necessariamente nessa ordem. He he). Só fazem trapalhadas ! Só que quase sempre o Cavallieri salva. Basta o adversário chutar de maneira indefensável que às vezes entra (porque na maioria das vezes, mesmo nas indefensáveis, ele faz uma defesa milagrosa e salva). Aí, quando ele pega tudo, a falha dos trapalhões não aparece … quer dizer, não aparece pros cegos e pros que só vêem os gols da rodada, pq eu vejo tudo. Estão sempre fazendo lambança, só que, como falei, o Cavallieri salva a maioria ou tudo. Não é possível o Abel estar satisfeito e rasgar elogios a esses lambões a todo momento. Incluo o Carlinhos e o Bruno, que não são horrorosos, como os citados acima, mas são muito limitados. O Bruno até que defente mais ou menos (mas contra o Grêmio tomou um drible desconcertante) e leva um ano (bissexto !) para fazer uma jogada de ataque. O Carlinhos é horroroso na marcação, e até preguiçoso muitas vezes, e no ataque de vez em quando faz algumas jogadas, mas erra QUASE TODOS os cruzamentos. Acerta um chute de direita uma vez por semestre e o resto manda na bandeirinha de corner, como ontem, desperdiçando a chance de passar pra alguém bem colocado. Do T.Neves, já não aguento mais falar ! Nunca vi um jogador tão inútil ter tanto status !!! E o Deco já era ! Tá mortinho e fora de forma tecnicamente. E qdo entrar em forma, ficará no limite e provavelmente se machucará logo. Foi burrice muito grande não contratar alguém pro lugar do Deco (Felipe ? Me poupem !). Tem que botar logo o Valência, o Digão (no lugar de qq um !), o Wallace, o Monzon e o Wagner (no lugar do Deco) antes que a vaca vá pro brejo. E alguém no lugar do TN. Pode ser até o Felipe (dependendo das condições dele), ou o Eduardo (este moleque é bom). Se nenhum dos dois estiver bem, sobrará o Rafael Sobis, mas este é outro inútil, improdutivo. O Rhayner é outro: não sabe nem fazer gol (nem de pênalti !). Bota a garotada pra jogar: Digão, Wellinton Carvalho, Elivélton, Wallace, Samuel, Marco Júnior, Eduardo etc … uns de titulares e outros no banco. Temos que fazer alguma coisa, que ainda dá tempo de arrumar o time para o mata-mata da Libertadores e pra Taça Rio. O Flu é o único time do mundo que fica com medo de botar jogador do júnior. Acha que é muito novo, não tem experiência etc. Vai ganhar experiência como, se não joga ??? Pronto ! Desabafei ! Rssss PS: não adianta culpar só a diretoria. Há muitos torcedores que gostam dos 4 trapalhões.

    1. Marcelo Vivone responde:

      Foca,

      Nossa opinião é a mesma quanto ao que você chamou de 4 trapalhões. Não dá pra ter esses caras num elenco que quer ser campeão da América. Mas, como não dá para trocar todos, precisamos contratar pelo menos um zagueiro de verdade para a 2a fase. Corremos hoje um sério risco de ver todo um investimento feito jogado fora pela falta de pelo menos um cara na zaga que tenha real qualidade.
      No caso do Thiago Neves, discordo um pouco. Ele está realmente há mais de um ano sem jogar nada, mas achei que o seu futebol melhorou um pouco nas duas últimas partidas. Ainda é pouco, mas pelo menos acho que ele tá dando sinais de melhora. Se já o aturamos até agora sem ele ser barrado, acho que agora vale a pena ver até onde ele consegue chegar.

      Um abraço.

      1. É verdade, Vivone. O TN melhorou (um pouquinho) nas duas últimas partidas, mas ainda é pouco. Comparado com 0 (ZERO), 1 ou 2 é melhor, com certeza. Rsssss. O problema é que o histórico dele é tão ruim, nesta passagem dele pelo Flu, que não consigo elogiá-lo nem um pouco. Além do mais, como falei, ele melhorou só um pouco. E mesmo na primeira passagem, ele sempre alternou boas e más atuações. Se esses dois jogos foram as boas atuações eventuais dele, estamos ferrado ! Para eu elogiá-lo, ele vai ter que jogar MUITOS jogos bem. Quanto aos 4 trapalhões, eles não jogam bem nunca. Eles apenas não são tão exigidos de vez em quando. Quanto a quem chama quem critica de “tricoleba” ou “tricolebabaca”, eu somente digo que estão na torcida errada. Os tricolores tem um nível muito alto para falar uma coisa desse tipo. Um cara desses deveria estar na torcida dos molambos, que é bem baixo nível e iludida. Acham sempre que têm o melhor time do mundo. A torcida do Flu, em sua maioria, têm massa cefálica e um pouco de senso crítico, sabendo avaliar o time com os pés no chão, excetuando-se esses que mencionei, é claro. Pra eles, reafirmo: MUDEM DE TIME !

        1. Marcelo Vivone responde:

          Foca,

          Ainda tenho esperanças com o TN. Quero só que ele fique de boca calada, porque não sai nada que preste.

          A torcida não pode ficar dividida. Todos queremos a vitória do Flu e os 2 lados, que repito, não deveriam existir, têm que respeitar-se.

          Um abraço.

  3. Acho que vc está coberto de razão. Não temos uma boa zaga e tampouco bons laterais. Mas temos sempre que apoiar quem está em campo vestindo a camisa do nosso Fluminense. Já que o Abel e a Diretoria acham que não precisamos de reforços, temos que apoiar quem veste nossa armadura de guerreiros tricolores. Como moro em Natal, não estarei no Engenhão na quarta, mas quem for deve apoiar do início ao fim do jogo. Após o jogo, aplaudir ou vaiar, mas durante o mesmo apenas incentivar. Quem mais errou (Gum) foi o heróis da hora em outras jornadas. Adoro os textos aqui do panorama tricilor, mas não gosto da divisão que está havendo entre os chamados “tricolebas” e os demais. Isso não condiz com nossa condição de tricolores.

    1. Marcelo Vivone responde:

      Márcio,

      Concordo com cada palavra sua. Quanto à divisão da torcida, minha opinião é que é no mínimo de pouca inteligência. O que TODOS precisam entender é que TODOS querem o bem do clube, apenas um são mais críticos e outros mais deslumbrados. Um lado tachar o outro seja lá do que for, não ajuda em nada.

      Um abraço.

  4. Marcelo, você falou tudo! Não é de hoje que essa zaga entrega o “ouro”, todo ano é essa mesma turma, mas como o time foi campeão ficou a falsa impressão de que o Flu não precisa de reforços na defesa. O Fluminense só não sofre muitos outros gols, pois conta com as defesas de Cavalieri, a falta de pontaria dos atacantes adversários e um boa dose de sorte. Ainda é bom lembrar que o Fred ajuda bastante quando volta para marcar nas cobranças de escanteios adversários, cortando a maioria dos cruzamentos!

    Agora virou moda chamar os outros torcedores de tricoleba… tem gente que não tem sangue de barata e acaba fica louco de raiva quando vê seu time sofrer uma enxurrada de gols, eu por exemplo fico com muita raiva!

    S.T

    1. Vicente,

      Venho falando desde o início do ano que faltou humildade ou visão ao técnico e à diretoria no quesito reforços para a temporada. Tenho citado como exemplo o Corinthians, que mesmo tendo sido campeão do mundo entendeu que alguns setores precisavam de reforços e correram atrás. No nosso caso, o que se ouviu durante todo o ano passado e muito durante a pré-temporada desse ano é que o grupo estava completo, somente necessitando de reforços pontuais para compor o grupo, e que a defesa é maravilhosa.

      Um abraço.

  5. Porque sera que todo tricolebabaca sempre se acha mais sensato do que os outros?

    1. Carrasco,

      Há críticas e críticas. Se vc lê meus textos há algum tempo, já deve ter percebido que minhas críticas, quando as faço, não são vazias e nem oportunistas. São opiniões de quem conhece um pouquinho de futebol.

      Um abraço.

  6. Concordo plenamente!! Mas, criticar qualquer coisa referente ao Flu hoje em dia é ser corneta, tricolebabaca etc…quando o mais sensato é perceber que nem tudo são flores…ST!

    1. Andrei,

      Para qualquer indivíduo ou grupo que almeja o crescimento, a busca por aspectos a serem melhorados é fator fundamental. E o Flu de hoje tem vários pontos a serem melhorados.

      Uma abraço.

Comments are closed.