Que fazer? (por Marcus Vinicius Caldeira)

lenin

No começo do século passado, mais precisamente no ano de 1901, Lenin, grande estrategista da revolução russa de 1917, escreveu uma obra em que ele analisa os grupos polĩticos de esquerda da Rússia czarista, faz uma análise de conjuntura e aponta caminhos para a construção do partido revolucionário. Uma obra política-prática fundamental na qual ele dá diretrizes aos revolucionários.

Pois bem, dito isto, é preciso encontrar um Lenin no nosso Fluminense que seja capaz de apontar caminhos para uma revolução “pra ontem” no futebol do clube e que possa fazer este time, no mínimo, jogar com vontade de ganhar.

O que assistimos ontem foi mais um circo de horrores protagonizado por aqueles que vestem a camisa mais que centenária e vitoriosa do Fluminense. Mais uma noite para esquecer neste tenebroso ano de 2013.

O time entrou com mais uma escalação diferente! Luxemburgo que parecia ter encontrado uma formação boa quando emplacamos, em três jogos, um empate e duas vitórias sem tomar gol, parece que está meio perdido. É preciso decidir uma formação, ir jogando e ajustando com a sequência de jogos. Não dá para não ter um onze definido. Luxemburgo ainda não tem.

Hoje, entramos com Rhayner que não vinha jogando e com Bruno no lugar do Igor Julião! Um meio campo mais jovem com Eduardo e Wiliian. E até começamos razoavelmente bem, mas tomamos um gol numa bobeira do Bruno e o time apagou; murchou. E antes de acabar o primeiro tempo, ainda tomamos o segundo gol numa falha de Diego Cavalieri.

Luxemburgo voltou pro segundo tempo com Felipe e Wagner nos lugares de Eduardo e William. O time ganhou fôlego, foi pra cima e teve até chance de marcar quando Fred de dentro da área chutou pra fora. E pior, o camisa nove sentiu a coxa e não pôde ser substituído porque Marco Junior acabara de entrar no lugar de Rhayner, completando a terceira substituição.

A partir daí, jogamos com um a menos, pois Fred estava sentindo e o time parou de jogar. Ficou só com toquinhos de um lado pro outro, e ainda tomou uns ataques perigosos. Um time totalmente sem brio e sem vontade de almejar coisas maiores no jogo.

Este é o retrato deste time do Fluminense: sem técnica, sem tática , sem brio e sem ambição. Uma mistura perfeita para termos um 2009 de novo. Incrível o campeão brasileiro chegar a essa situação.

O que fazer? É dificil. Não há contratações a fazer, pois o mercado está fechado. É com esses que vamos!

Eu começaria mudando a zaga toda. Colocaria o Elivelton e o Digão como zagueiros titulares. Sacava de cara, o Edinho (o ciclo dele acabou) e tentava o garoto bom de bola Rafinha. Insistiria com Rhayner, Sóbis e Fred. Mas, antes de tudo é preciso definir um esquema. Luxa prefere o 4-4-2. Então que siga com ele.

Fora de campo é preciso resolver este embróglio da PGFN e pagar ao que deve aos jogadores para que se tenha moral e autoridade para cobrá-los.

A torcida tem que comprar o barulho! Seguir apoiando durante o jogo e se for o caso protestando antes e depois do jogo.

A cúpula do futebol do Fluminense tem que assumir suas responsabilidades e até se for o caso ser penalizada por isso. Peter tem que jogar duro!

Ainda creio que esta revolução chegue logo!

Oxalá!

*************************

Hoje, completo 43 anos e nada em prol da humanidade. Gostaria, nesta data, de agradecer às sinapses e neurônios que me fizeram tricolor.

*************************

Papelão lamentável de uma torcida organizada no jogo de ontem. Quer protestar? É legítimo! Mas, não pode querer impor isso na marra e na força às outras torcidas que preferem o apoio durante o jogo. Espero que esta torcida reveja esta postura e que ganhe mais adeptos ao seu protesto de forma inteligente e deixe em paz, quem como eu, quer ir ao estádio para apoiar o time.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: http://espressostalinist.wordpress.com/

9 Comments

  1. Raphael, faz sentido sim…um jogador que vai gravar novela e fica postando fotinho na internet com o time em 15o só pode estar de sacanagem. Esta totalmente sem foco e fora de forma.

    Mas claro que nao e só isso…o time joga com Anderson e Edinho…e nossos meias são os para lá de racudos Wagner, Felipe e Eduardo. Seguramente, temos o pior meio campo da serie A. Êh uma equipe patética, lamentável e indigna de vestir nossas cores. Infelizmente e muito difícil enxergar alguma luz….

    ***…

  2. Primeiramente parabéns e feliz aniversario!

    Acompanho o panorama mas quase nunca me manifesto… Serei polemico… Kkk

    Acho que Fred é, hoje, o Luiz Alberto de 2009. Sério mesmo!
    Já ganhou o que tinha de ganhar, tem moral com todos no clube (neste caso mais que o Luiz Alberto), aparece de varias formas menos pelo desempenho dentro de campo, e parece não estar nem aí para o que ocorre em laranjeiras!!!! Está curtindo a vida de jogador de clube grande…

    Começaria a reestruturação…

  3. Apesar da minha “implicancia” com o Rhayner, eu tambem cheguei a achar que insistiria com ele por causa da correria, em contra ponto a essa apatia geral.. mas….. o que foi aquele chute que esse fdp deu no primeiro tempo??
    o cara e ruim demais meu deus, a coisa ta feia! sem o fred nao temos nem pra quem apelar…

  4. Parabéns, Caldeira, pelo aniversário dos seus neurônios tricolores. E se pensas que nada fizestes para a humanidade, saiba que ser tricolor é ser uma pessoa especial. Feliz aniversário e Saudações Tricolores.

  5. Vergonhoso o time. Vergonhosas essas torcidas organizadas. No jogo em Campinas chegaram como se fossem um arrastão, ameaçando outras torcidas organizadas do próprio Flu e sendo paradas apenas pela polícia! Brincadeira, né? Depois vem com aqueles comunicados pregando paz nos estádios. Pelo jeito torcem mais pela torcida deles do que pelo nosso FFC!

    1. Vergonhosa, uma organizada em especial que só sabe dialogar na força e quer impor as coisa no terror!

  6. Parabéns;Escolher dez jogos na tabela para vencer ou vencer. Queimar Moleques; não acredito nisso,no quadro atual o discurso tímido de que estão verdes,de não ter responsabilidade sobre derrotas,etc.,isto é que os deixa inseguros. O discurso deve ser, desde o chupetinha vocês duelaram e venceram, estão num grande clube e agora é a hora que todos sonharam,vocês vão vencer porque isto aqui é FFC e porque vocês provaram que são bons para aqui estar. Entrem para história e pro coração da…

Comments are closed.