Preocupações para 2013 (por Marcelo Vivone)

Vivemos um ano maravilhoso que, para alguns, poderia ter sido melhor. Mas mesmo para esses não têm como negar que o saldo foi altamente positivo e que se foi um ano iluminado. E as trocentas festas que estão sendo organizadas em todo o Brasil são mais do que justas.

Mas, findo o ano de 2012, e já pensando e projetando a temporada de 2013, encontro-me em fase de apreensão. Tomando por base somente as negociações já concretizadas ou o que parece ser real, não creio que as notícias sejam as melhores para o nosso tricolor.

Preocupa-me muito que as notícias vinculadas aos agentes de decisão das Laranjeiras transmitam a sensação de que, para esses, o grupo atual do Fluminense não precisa de reforços. Sou totalmente contra essa opinião e espero que ela seja a mais falsa de todas divulgadas até agora.

O fato é que minha meta para o ano que vem é a conquista do título continental e, para esse torneio, vejo nossos principais concorrentes se reforçando de forma eficaz, enquanto nós continuamos contratando somente peças isoladas, que chegam para serem reservas do que já temos.

O São Paulo vem com o reforço de Ganso, que vai realmente estrear no ano de 2013 e continua investindo em novas aquisições. Acabou de fechar com o Lúcio, um dos zagueiros que gostaria que o Flu tivesse trazido. Esse caso, inclusive, encaixaria como uma luva na proposta da Unimed de buscar oportunidades no mercado, com pouco ou nenhum investimento. O zagueiro fez o distrato com a Juve/ITA de comum acordo e o SP nada investiu para contratá-lo. Infelizmente, o Flu não fez força para trazê-lo.

Outro zagueiro que parece estar “dando sopa” (a expressão evidencia a minha já avançada idade) no mercado é o Dedé. Na liquidação que está sendo feita na colina, para mim, ele é uma das melhores peças a serem adquiridas. Não ouço uma notícia sequer de que o Flu vai tentar investir nele, que é oriundo das nossas divisões de base. Pior, o noticiário afirma que o Corinthians está tentando levá-lo para a terra dos 200 km de trânsito.

Corinthians esse que acaba de conquistar o tão almejado título mundial e que já se reforçou com o bom Renato Augusto, este para um setor que era sem dúvida o seu pior. Se realmente conseguir a contratação do zagueiro vascaíno vai ficar um time mais difícil ainda de ser batido.

Grêmio que é o outro time nacional que concorre diretamente conosco também está se movimentando para trazer mais peças que sirvam realmente de reforço para o time, embora esteja um pouco atrás dos 2 primeiros. Outra preocupação é a volta de Bianchi para o Boca Juniors, que é outro time com esse treinador que sabe tudo desse clube.

Por outro lado, e, mais uma vez, espero estar redondamente enganado, vejo o nosso Flu passivo em relação a novas aquisições. As declarações são feitas em uníssono de que o time está pronto para conquistar a Libertadores e que as contratações serão pontuais. Pelo menos pelos exemplos iniciais, o discurso bate com a execução, o que tem me preocupado deveras. Acho que a gente não vai conseguir fortalecer o time e conquistar a América com um jogador do Náutico e um do Sport. Aliás, ainda não entendi o motivo do Flu preterir o Martinuccio pelo primeiro. Martinuccio é muito bom jogador e praticamente não teve chances nas Laranjeiras e ainda tem a seu favor conhecer muito bem o que é disputar uma Libertadores.

Espero muito que o noticiário sobre a contratação do Elias seja verdadeira e, de que no caso dele fechar com o Flu, forme a dupla de cabeças de área com o Jean. Aí sim teremos uma saída de bola de alto nível.

Como 100% dos tricolores gostaria muito de ver Conca de volta já no 1º semestre, mas a situação parece cada vez mais enrolada e não sei qual será o final dessa história.

Temos ainda a contratação do lateral direito, posição para a qual o Flu parece estar fazendo um enorme esforço para trazer o menino do Nova Iguaçu. Espero que venha ele ou o Mariano.

Mas não podemos parar por aí. Urge a contratação de um zagueiro de bom nível, para formar dupla com o esforçado Gum e fazer com o que o seu futebol cresça. Mas não vejo qualquer movimentação nesse sentido, e tenho palpitações quando leio declarações das pessoas que decidem nas Laranjeiras e, para minha surpresa, até da torcida de que não precisamos de reforço para esse setor. MEU DEUS!

Como disse antes, o Corinthians, sapiente de que o seu setor de criação era o pior em seu elenco, trouxe o Renato Augusto. Em relação ao Flu, acho que o título nacional está causando uma espécie perigosa de soberba e impedindo que todos tenham a humildade de reconhecer que precisamos reforçar esse setor.

Espero que a sequência de semanas por vir prove que eu estou errado e que sejam anunciados nomes que realmente irão nos fortalecer para buscar o título continental inédito. Vale lembrar que o Flu é único clube grande do país que ainda não ostenta esse título em sua sala de troféus.


Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

8 Comments

  1. vamos parar de negatividade! Estamos tão bem preparados qto os outros times. Temos elenco sim. No FLU não há soberba. Eu acredito e muito neste time para conquistar a América.

    Pensamento positivo galera

    1. Há uma grande diferença entre o torcedor realista e o negativista. Eu, com certeza, enquadro-me no perfil do primeiro. Minha proposta foi e sempre será discutir aspectos que visem o melhor para o Fluminense, mesmo que o assunto não agrade à maioria.

  2. Concordo que o Flu não pode sofrer da síndrome do campeão brasileiro e char que o time está pronto. Não está! Tivemos grandes dificuldades em 2012 justamente por falta de atletas de nível me posições chave, como o meio de campo. Acho que os presidentes do clube e da patrocinadora estão com a visão distorcida e perdendo o time das boas contratações. Não sei quanto ao Abel, que está de férias e quieto. Dizem que a Unimed está conversando com o Robinho. Não vejo nele a atratividade que nos falta. O sonho com o Conca está atrapalhando a renovação do time. Não gostaria de ver o Flu como a eterna viúva do Conca. vamos pensar em outros atletas. Estou preocupado…

    1. Jorge, não sei para que trazer o Robinho. O que precisamos é urgente reforçar o nosso fraco setor defensivo. O Corinthians, mesmo sendo campeão mundial, teve humildade para reforçar o seu setor de criação, sem dúvida o seu mais fraco até então. Enquanto isso, só leio declarações de que a defesa está preparada para a Libertadores etc. Uma coisa é ler que o Gum declarou isso. Outra, é ler que o Abel e o Caetano também pensam assim. Se o jogo não estiver sendo muito bem escondido, meu sentimento é que estamos perdendo o bonde da história de conquistar a Libertadores no ano que vem. Lúcio já foi para o SP, o Dedé tá doido para sair do Vasco (essa seria uma grande contratação) e nunca mais ouvi falar do Anderson Martins. Estou muito preocupado com isso tudo.

      Um abraço.

  3. Ola Marcelo, também estou esperando os reforços, pois não acredito que nosso time atual tenha condições de conquistar a América. Quando vc diz que o FLU é o único clube grande que ainda não conquistou a Libertas, vc está considerando que o Botafogo e o Atlético-MG são times pequenos ?? Pois estes ainda não a conquistaram também…

    1. Sim, Stefano. Esses clubes não ganham nada além de alguns poucos campeonatos regionais. Então não dá para colocá-los nessa lista. Não dá para tomá-los como padrão para as nossas pretensões.

      Um abraço.

Comments are closed.