“Pintou o vice” (por Zeh Augusto Catalano)

capa_610Pra quem não viu, esta era a manchete do Extra de segunda feira, 31 de março, em letras garrafais, na reportagem de capa sobre o jogo de domingo.

Pior do que publicar uma alcunha mentirosa em sua capa, é um veículo de comunicação, pretensamente sério, apelar pro deboche puro e simples. Quando publica essa besteira com tal destaque, o jornal reforça a mentira, emprestando sua credibilidade a disseminar falácias como essa. Mentiras que não resistem a uma investigação rasa da história do Vasco.

Sacanear um adversário é muito divertido. Tripudiar de um amigo que torce pro time errado é sensacional.

Ler algo parecido é revoltante, dado o desequilíbrio de forças. Provavelmente muitos tricolores acreditam na pecha de vice do Vasco. Muitos amigos meus acham que a Portuguesa salvou o Fluminense de cair pra segundona. Todos bebem da mesma fonte. Uma imprensa sem compromisso com a notícia ou com a verdade, que se presta a uma matéria debochada como essa.

Pra minha surpresa, o Vasco (em seu desgoverno atual) soltou nota no facebook oficial repudiando a matéria. Fiquei muito satisfeito, pois tal medida, embora inócua em relação à matéria em si, marca a posição do Clube e dá uma satisfação (no sentido de resposta) aos torcedores submetidos a esse achincalhe. Não é possível que toleremos isso indefinidamente. Em algum momento, essa dupla vergonha – da inverdade e do deboche – tem de acabar. Não há mal que perdure pra sempre.

Um dia acaba. Que seja nessa 4a feira.

*****

Fui a vários jogos com amigos que torcem pra outros times. Assistimos, eu, Andel e Leo Prazeres ao famoso Vasco 4 x 4 Fluminense, numa ensolarada tarde de sábado de carnaval. Sentamos juntos nas então cadeiras brancas e assistimos tranquilamente ao jogo. Programa extremamente divertido que a violência faz questão de tentar estragar, nos impedindo de conviver – amigos e adversários – num estádio.

É importante dizer isso e enfatizar a diferença da gozação entre amigos para essa campanha listada acima. Não podemos compactuar mais com esse tipo de atitude.

*****

Sobre o jogo de domingo: quando Renato Gaúcho sacou Walter, eu vi que a vitória viria. Foram duas substituições muito mal feitas.

Contamos com a torcida dos senhores contra o império do mal.

Abraços.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: FlaPress

2 Comments

  1. Estou com vcs. Devem aproveitar que os mulambos serão eliminados da libertadores nesta quarta, com uma rodada de antecedência.

  2. kkkkkkkkkkk

    A verdade é revoltante??
    Paguem a SEGUNDA DIVISÃO que devem e está tudo bem.

    Quarta-feira vai acabar??!??
    kkkkkkkkkkkkkk

Comments are closed.