Parte do todo (por Juliana Rolhano)

estatistica

Eis um momento complicado o do Fluminense de agora.

O que define um momento complicado?

O que define uma situação difícil?

Segundo o dicionário, complicado é aquilo em que há confusão; cuja compreensão é difícil; que não é fácil de apreender; complexo. Na vida temos muitos momentos assim.

Um exemplo: esta semana voltaram minhas aulas da faculdade. E, eu, futura jornalista, já estava preparada para todas as matérias maravilhosas que envolvem meu curso. Muitos textos e atividades práticas. TV, rádio, entrevistas, redação. E qual não foi a minha surpresa quando me deparei com o seguinte: Estatística. Sim terei esta incrível matéria no finalzinho do curso. Matemática. Gelei.

Não que eu não tenha a capacidade de passar em tal quesito. Pelo contrário, mas achei que já não tivesse que enfrentar a matemática nessa altura da vida. Pois bem: a primeira aula foi tranquila, claro. A primeira sempre é. A dificuldade vem depois. Mas, decidi que isso não iria me desesperar (coisa um pouco difícil para uma pessoa ansiosa como eu) e muito menos me fazer parar.

Mesmo com toda a minha aversão às ciências exatas, essa é mais uma etapa que eu preciso cumprir para chegar ao meu objetivo. Mais uma barreira que se coloca no meu caminho e que transporei com todo meu esforço.

Será um momento delicado em meio a todas as outras matérias e atividades que terei ao longo do período? Sim. Terei que depositar o dobro da atenção? Com certeza.

Mas faz parte. É parte do todo (Definição de Amostra. Termo que já aprendi em Estatística).

Do grande emaranhado de acontecimentos que envolvem nossa vida, tais obstáculos fazem parte.

E isso tudo vai tornar impraticável a minha formação? Claro que não!

Da mesma forma, o Fluminense enfrenta um momento complicado.

Foi clamorosamente eliminado da Copa do Brasil, numa noite desgovernada. A desorganização se refletiu numa chuva de gols nada favoráveis e até mesmo inaceitável. Mas isso não impediu de seguir em frente e alcançar outro objetivo. Veio a classificação para a Sulamericana. O Brasileirão 2014 segue muito bem e uma boa vitória sobre o Botafogo amanhã é fundamental, tanto para consolidar posição na parte de cima da tabela quanto para espantar essa recente tragédia contra o América-RN. Lógico que a eliminação da Copa do Brasil foi péssima, mas é uma competição que disputaremos anualmente. Logo, logo,  voltaremos.

Dificuldades sempre vão aparecer, mas o fim depende da força e técnica empenhada. Dedicação. Sorte também.

A imprevisibilidade é companheira certa e eterna. O trabalho é uma constante. E o desejo no futebol é um só: a vitória. Até mesmo quando ela não vem, às vezes abre caminho para recuperações e jornadas inesquecíveis.

Em agosto de 2009 o Fluminense vivia um de seus maiores martírios. Virtualmente condenado à série B, passava dia após dia sendo humilhado pelos noticiários. O resto da história você já sabe.

Força, Guerreiros: o futuro é maravilhoso!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: google

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres