Para bom entendedor pingo é letra (por Marcelo Savioli)

Amigos, amigas, o homem que vive pela verdade e se porta com retidão ofende profundamente o desonesto. Ao primeiro caberá toda sorte de injúria, difamação, falso julgamento e falsa condenação. Para bom entendedor pingo é letra.

Nunca simpatizei com a ideia do VAR, não porque seja contrário ao uso da tecnologia no esporte. Funciona muito bem no vôlei. O que eu sempre disse é que num ambiente contaminado, moralmente deteriorado e desonesto como é o futebol brasileiro o VAR seria apenas mais uma ferramenta para alimentar a esculhambação. No sábado, eu vi um árbitro ratificar duas decisões do VAR sem olhar a imagem na telinha que fica ao lado do gramado. E o pior de tudo é que no segundo lance o VAR estava errado.

Vejam bem a confusão que se instalou. Num lance extremamente duvidoso, o árbitro de vídeo se intromete e toma a decisão na base do palpite. Ora, não é o VAR uma ferramenta para ser usada no sentido de corrigir erros e, sendo assim, não pode se intrometer na arbitragem quando ele próprio tiver dúvida?

O que vimos no Maracanã ontem foi uma bizarrice. Foi o show do VAR. O jogo parava a cada cinco minutos para aquela parafernalha inútil dar seu parecer sobre os lances. E as interrupções eram demoradas e enfadonhas, uma coisa pavorosa.

Mas vamos ao que interessa. Quase fomos arrancados na marra da Copa do Brasil graças a “erros” de arbitragem. No Maracanã, um gol legal anulado e um pênalti não marcado; em Recife, o primeiro gol dos caras confirmado mesmo com a ilegalidade. Por pouco, nós não caímos fora. Ontem, o gol mal anulado de Everaldo, com intromissão do VAR, e o gol do Goiás surgindo como consequência de uma falta inexistente. De repente, nosso jogador vai cobrar um pênalti, a luz do estádio se apaga. Sobrenatural de Almeida?

Nós temos, nas nove primeiras rodadas, apenas um jogo na TV aberta. Sabem o que isso significa? São 30% dos direitos de transmissão da TV pagos de acordo com a quantidade de jogos exibidos na TV aberta. Deu para perceber o que isso significa? Nesses nove jogos, enfrentaremos, fora de casa, Santos, Grêmio e Atlético PR. São dois clássicos, ou seja, estádio neutro, com mando nosso. Ou seja, só teremos dois mandos reais em nove partidas. Teoria da conspiração?

O que deveria ser o jogo mais fácil virou aquela marmelada. Alguma dúvida de que querem ferrar o Fluminense? Ah, mas o VAR assinalou um pênalti para o Fluminense. Mas que diabos de régua é essa? Marcou um pênalti que foi, é para isso que está lá. Ah, mas o Fluminense jogou muito mal. Concordo, mas uma coisa não tem nada a ver com a outra. Como diz o Gerson, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, certo?

O Fernando Diniz precisa explicar por que insiste no Bruno Silva, que erra passe de cinco metros. Por que jogar com três volantes e deixar o Daniel no banco, se foi justamente com ele que o time fez algumas de suas melhores partidas na temporada?

Foram as duas piores atuações do Fluminense. Claro, teve gramado ruim lá, tempestade aqui, mas nada muda o fato de que o time perdeu completamente a capacidade de articulação ofensiva.  Mesmo assim, tivemos um pênalti desperdiçado e um gol mal anulado. Um gol mal anulado que surgiu de uma jogada puramente individual. Um pênalti desperdiçado por Luciano, que bate pênalti mal pra burro, mas continua sendo cobrador oficial. Vai entender um negócio desses.

Eu tenho certeza absoluta de que o Luiz Fernando joga muito mais que o Bruno Silva, mas o Luiz Fernando não teve uma oportunidade sequer. Podem escrever que se o Everaldo sair esse tal Ewandro, que já não  joga nada há muito tempo, tem vaga cativa no time.

Não adianta, amigas, amigos, ter três atacantes se você não tem meio de campo. Quem faz a bola chegar redonda? Tira um atacante, tira um volante e coloca dois meias de ligação. Deixa um volante afundado no meio dos zagueiros e coloca um segundo volante que saiba jogar bola, como o Allan, que foi horroroso ontem.

Enfim, a travessia de fogo chegou com força. O Fluminense precisa mostrar a que veio agora. Quatro pontinhos nos próximos dois jogos é o que precisamos, para depois buscar mais seis aqui e entrar no G-4 para não mais sair, mas o Diniz tem que acabar já com a paixonite que tem por alguns jogadores e escalar uma equipe que seja capaz de executar sua própria proposta de jogo.

Saudações Tricolores!

O TRICOLOR – informação relevante.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade

8 Comments

  1. Marcelo Savioli, infelizmente, não acredito que o Diniz leia as matérias com a opinião de vocês que fazem esse blog. Pois, só ele não ver que está escalando errado.

    1. Tem coisas que são tão óbvias, que a gente nem precisaria escrever. Eu entro nas redes sociais e está toda mundo falando a mesma coisa. É realmente muito estranha essa teimosia patológica em nossos treinadores.

      STt

  2. Marcelo, é bom começarmos a levantar as estatísticas de quantas vezes seremos prejudicados pelo VAR da CBF, que só veio para reforçar o apoio aos “mais queridos”.
    Essa roubalheira, agora oficializada pelo VAR, não me causa nenhuma surpresa, e esse ano pelo visto será muito longo….

    1. Não tenha a menor dúvida de que eu vou monitorar isso, embora eu já tenha uma ideia bem clara de qual será o resultado. A voz do além se materializou. rs

      ST

  3. E o Caio Henrique na lateral?
    ele não sabe jogar de lateral,não tem força , velocidade, poder de marcação
    quebrar um galho em uma circunstância é uma coisa,fixar na lateral é outra
    e o pior perdemos um excelente jogador de meio campo com bom passe , chute e capacidade de drible
    cadê o Mascarenhas?
    cadê a base?

    1. O grande problema é que o Diniz rifou o Marlon e nós não temos lateral-esquerdo. Ou seja, o Caio Henrique é a menos pior das opções por ali.

      ST

  4. Bom dia. Na minha opinião, desde há muito, o Fluminense, principalmente, está algemado à figura nefasta do Empresário. Só isto justifica termos SEMPRE técnicos burros e teimosos. Repare, nós temos sempre técnicos burros e teimosos que insistem em determinados jogadores (deles!!!) em detrimento de outros que enxergamos com mais condições. Por que será??? abraços.

Comments are closed.