Olhando à frente (por Walace Cestari)

gum_ramirofurquim-ae1024

Vivemos dias de paz. Algumas vitórias e apresentações mais consistentes mudaram os ares das Laranjeiras. Renato vai aos poucos tomando o grupo nas mãos e impondo seu estilo à equipe, que vem correspondendo bem às ideias do comandante.

Renato Gaúcho não é bobo no futebol. Em que pese sua fama “fanfarrônica”, o treinador amadureceu bastante em seus últimos trabalhos e vai além de ser somente um motivador para o grupo. Prova disso é a percepção de nossa deficiência defensiva: a efetivação de Elivélton na zaga titular e a maior proteção do meio, atuando com três volantes. Medidas que estancaram a sucessão de gols sofridos que vinha ocorrendo.

Entretanto, é importante ficar atento a todo o restante do ano. O esquema proposto por Renato vem dando certo, mas está longe de ser o ideal. Três volantes dão menor poder de criação à equipe, apesar de Jean poder fazer o papel de um “falso” meia-armador. Esta maneira de jogar isola Conca como responsável por todas as jogadas do Flu.

É fato que o argentino é um fora-de-série, mas, diferentemente dos adversários do carioquinha, as equipes no nacional marcarão nosso prodígio de forma mais pesada. Deixá-lo sozinho na função é pedir para que seja marcado impiedosamente, sem que tenhamos uma alternativa de jogo nessas ocasiões.

Não é demais lembrar que o esquema foi pensado para suprir a ausência de investimento na defesa. Precisamos da contratação de um zagueiro para que possamos disputar o Brasileirão sem estar no fio da navalha. Três volantes funcionam de maneira paliativa, até certo ponto previsível e nos tira muito da força de ataque.

Além disso, ao longo do campeonato haverá suspensões e não estaremos tão bem preparados para ausências de volantes, caso passemos sempre a usar três. Nem quero lembrar que Valência costuma passar no departamento médico mais da metade – senão quase a totalidade – dos campeonatos que disputa.

Sim, é bom dar moral à equipe, é sempre bom vencer. Mas a vitória – especialmente nos estaduais – é uma sereia que nos encanta e esconde seus perigos. É necessário reforçar este elenco de forma que Renato tenha opções para escalar e mudar a equipe durante os jogos. Um jogador de velocidade para o ataque, um meia para fazer par com Conca (Wagner ainda precisa fazer mais uns dez gols de bicicleta para limpar sua barra) e, não menos importante, um lateral direito.

Por onde Bruno e Wellington Silva correm não nasce grama. Há de se fazer algo, urgentemente. O receio é que, contratando um zagueiro, Renato transforme o esquema em um 3-5-2 apenas para poder abrir mão dos dois. Talvez seja um bom caminho. Talvez a rota para o desastre. Renato tem tudo para trabalhar bem nas Laranjeiras, desde que tenha opções para montar a melhor tática. Se sempre tiver de trabalhar na pressão de corrigir a falta de elenco, será cobrado um alto preço para nós.

Que sigamos bem, mesmo sem valer de nada esse estadual. Ganhar dá confiança e pode fazer ressurgir a vontade atroz que esse time já demonstrou. Waltinho fazendo gols faz Fred voltar com fome para o campo. Não tomar gols faz Gum recuperar a alma guerreira. Conca, maestro, inspira e faz Diguinho saber para quem passar. Entrosemos, resolvamos o problema. A estrada é longa e o carioquinha é só um ponto de acerto antes do que realmente importa.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Foto: http://sportv.globo.com/

PAGAR O QUÊ? À VENDA

3 Comments

  1. Lógico que isto é minha ótica, cada um tem sua visão e é assim que tem que ser, debater teorias- tudo não passa de teoria – , e ideias . ST
    Rumo ao título

  2. Os 3 volantes não tornam uma equipe mais, ou menos ofensiva, simplesmente dá uma encorpada, aglomera melhor, se recompõe com mais eficiência e o melhor, deixa o adversário irritado, portanto, não gostar do jogo. Não pode é ficar optando a formatação conforme o adversário, tem que dar conjunto e padrão e os reservas irem se adaptando tb, mas, o FLU, tem como alterar, NO JOGO, caso necessite , pelos atletas que compõe o elenco – Wagner, Biro², Michael, Rafinha, Chiquinho, W Silva etc.

Comments are closed.