O STJD e a festa na zona (por Marcus Vinicius Caldeira)

img_20161021_065432

O futebol brasileiro é uma verdadeira festa na zona. Um vale tudo sem fim. Um retrato da corrupção sistêmica e endêmica no Brasil. Uma vergonha, com o beneplácito de quem deveria cuidar pelo cumprimento das regras, o STJD.

Já tivemos de tudo no futebol brasileiro da década de 1980 para cá: Papeletas Amarelas em 1986; José Roberto Wright expulsando meio time do Atlético Mineiro na Libertadores de 1981, colocando o Flamengo na outra fase por decreto; caso Ives Mendes de compra de juízes, articulado por Corinthians e Atlético Paranaense em 1996; o escandaloso campeonato do Corinthians de 2005 com anulação de resultados; o caso Sandro Hirochi em 1999; a Flamenguesa, onde na maior coincidência do futebol brasileiro, o Flamengo escala um jogador irregular no sábado, seria rebaixado e, no dia seguinte, a Portuguesa escala um jogador irregular salvando o Flamengo do rebaixamento. Que coisa, não?

A nova moda que surgiu nos últimos dois anos foi a interferência externa ilegal em decisões de arbitragens. Ia dar merda. Deu, no Fla-Flu. O final todos sabem.

Para completar, o STJD acata o pedido do Fluminense para julgar o mérito e depois volta atrás. São mais frouxos e canalhas que os juízes do jogo.

Na boa, tem de ser muito apaixonado para continuar assistindo a essa palhaçada. Jogos e mais jogos sendo decididos não no onze contra onze em campo, mas sim por árbitros e agora pelo tira teima mequetrefe da TV Globo. E não me venham com o discurso vazio de que o resultado de campo tem de ser mantido, pois o resultado de campo no último Fla-Flu deveria ser 1 a 1 já que, no primeiro gol do Flamengo, Rever, à frente de Julio Cesar, está em condição ilegal. Mas, nesse caso, não teve interferência externa. Ela é seletiva.

Sou totalmente favorável à adoção da tecnologia para auxiliar a juizada. O jogo hoje é muito dinâmico, corrido, difícil para o árbitro marcar. Mas isso tem que ser institucionalizado e não esse “rebu na encruza” tupiniquim.

E a imprensa? Essa se presta a um papel nefasto de legitimar isso tudo. Até hoje não apuraram o FlaLusaGate, Ficou por aquilo mesmo.

Uma vergonha.

O futebol brasileiro – que me perdoem as putas que ganham seu dinheiro honestamente – é uma verdadeira festa na zona.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: mvc/party

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres