O Datafalha, a imprensa e os imbecis (por Marcus Vinicius Caldeira)

O Instituto Datafolha, aquele mesmo que dava o Haddad fora da disputa do segundo turno em boa parte do período eleitoral em São Paulo  – e que teve que ajustar sua pesquisa ao final para não ficar feio demais -, resolveu divulgar uma pesquisa sobre torcidas no Brasil.

E pra variar, fez feio de novo!

A pesquisa foi uma lambança só e agora aparecem com as desculpas mais estapafúrdias dobre a metodologia para tentar justificar o merdelê que fizeram.

A lambança na pesquisa – que entrevistou 2.500 pessoas, apenas – já começa apontando uma queda vertiginosa da torcida do Flamengo fazendo com fique empatada com a torcida do Corinthians. É como se o Flamengo tivesse perdido milhões de torcedores de uma hora para outra. Só isso bastaria para desmoralizar esta porcaria de instituto e esta pesquisa.

Mas, as aberrações não param por aí. Segundo o Datafolha, o Botafogo tem o dobro de torcedores do Fluminense e pasmem, a Portuguesa de Desportos tem o mesmo número de torcedores que o Fluminense. Inacreditável! Que lixo! É claro para todo mundo que somos maiores que a torcida do Botafogo e cem vezes maior que a torcida da Portuguesa de Desportos. Mas para o Datafolha – que é conhecido também como “Datafalha” -, não.

E como não se bastasse isso, boa parte da asquerosa imprensa esportiva brasileira comprou este barulho e publicou a pesquisa. Não sei se são burros, levianos ou ambos. Qualquer um que entende um pouco de futebol sabe que a torcida do Flamengo ainda é a maior do Brasil, que a do Fluminense é maior que a do Botafogo e que a da Portuguesa inexiste. Mas, alguns setores da imprensa fingem que não sabem disso e contribuem para espalhar esta palhaçada!

Palhaçada esta que cola. Hoje, indo pra padaria e um imbecil leu a pesquisa no Extra (um jornaleco de quinta das organizações Marinho) e exclamou do meu lado: “Caramba, a torcida do Botafogo é maior que a do Fluminense”! Infelizmente, as pessoas por pura ignorância e por acreditarem em tudo que lêem compram a ideia passada pelo jornal.

Eu não acredito em pesquisas de torcida. Para mim, a única pesquisa de torcida seria um censo do IBGE perguntando a cada um para qual time torce. Acompanho apenas a que o lance faz com o IBOPE de três em três anos, apenas para ver a tendência. Mas, não dá para ficar calado diante de uma aberração dessa. De sorte é que a percepção do brasileiro em relação quão horrorosa é a imprensa brasileira, em especial, a esportiva, vem aumentando. Um dia, esse tipo de informação será tratada como merece: com escárnio e desprezo.

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Abaixo, uma pesquisa realizada pela USP com amostra de 17.000 entrevistados nas 100 maiores cidades do Brasil, e divulgado pelo Canal Flunews. Percebam a diferença (em milhões de torcedores):

1º – Flamengo – 23,1
2º – Corinthians – 19,0
3º – Vasco – 16,5
4º – São Paulo – 14,2
5º – Palmeiras – 12,7
6º – Grêmio – 4,8
7º – Atlético-MG – 4,6
8º – Santos – 4,5
9º – Fluminense – 4,3
10º – Cruzeiro – 3,9
11º – Botafogo – 3,9
12º – Internacional – 3,0

Foram entrevistados 17 mil brasileiros, nas 100 maiores cidades do Brasil, com idade entre 12 e 60 anos.

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

9 Comments

  1. Caro, Rodrigo. Se voce acredita que a torcida do menor do Rio é maior que a do Flu, o azar é seu. Se acredita que o dobro da do Flu como diz.o Datafalha, se interna num manicômio. Ninguém é Botafogo!

  2. Pesquisa ridícula!!
    Nossa torcida é maior que á do botaovo. Eles mesmo sabem disso!
    ST4!

  3. Se o Fluminense tem maior torcida que o Botafogo, porque todas as pesquisas mostram o contrário? E você diz que não acredita em pesquisas de torcida, para depois postar uma pesquisa, talvez a única, que favorece seu clube. Os tricolores vivem num mundo de fantasia, eu como botafoguense afirmo que o Botafogo tem mais torcedores e tenho dados dos maiores intitutos de pesquisa do Brasil para sustentar minha opinião. Ibope, Datafolha, Pluri, Sensus/CNT, Revista Placar.. pode escolher a que você preferir.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_maiores_torcidas_de_futebol_do_Brasil

  4. Apesar do erro crasso da Datafalha, não devemos ter motivos para nos aborrecermos. Quem deve se aborrecer são os dirigentes da empresa que mais uma vez pisa na bola. Eles que resolvam sua ineficiência.
    Noutro dia foi publicado no site do Globo Esportes que a torcida do Flu era a 7ª do Brasil. Nesta da USP está em 9º. Portanto, o que vale é o que se vê nos estádios e nas ruas. Isso sim dá uma ideia do tamanho as torcidas. E se alguém um dia vir mais gente com camisa (ou mesmo carros com escudos estampados) do Botafogo ou da Portuguesa do que do Fluminense avisa pra Globo que pode dar uma excelente matéria para o Globo Repórter.
    Acho que o pessoal do Datafalha acreditava que o mundo ia acabar hoje e não se importaram em perder seus empregos diante de tão grave falha.

  5. Se essa tal pesquisa da USP é uma de alguns anos atrás, é totalemnte falsa, pior ainda do que as risíveis pesquisas de torcidas do Datafolha (todas).

  6. Tendo em vista que contratos de patrocínio, uniformes e cotas de tv se baseiam em algum dado concreto, creio que a Diretoria deveria se pronunciar firmemente contra esta aberração. Não o fazendo, acaba passando o atestado de normal para a pesquisa. A maioria das pessoas, aqui no Brasil e em outros países culturalmente não desenvolvidos, acredita em tudo que a imprensa publica. Em assim sendo…….Sds Tricolores

  7. O que mais me chamou a atenção foi justamente o nr de entrevistados. 2’600 já é uma piada, e no RJ, se não me engano, foram meras 700 pessoas!!! Uma escolinha qualquer tem mais de 700 alunos! Fala sério, isso lá é quantidade de pessoas pra se ter uma real noção em termos de Brasil??? Se querem fazer uma pesquisa que ao menos trabalhem sério e entrevistem um nr razoável de pessoas, em diferentes áreas da cidade. Agora, 700 pessoas em todo RJ, e 2’600 geral, não tem como levar a sério…
    Só xingando mesmo…

  8. Marcus, desconfio que esta pesquisa foi encomendada para aproveitar o “Momento Corinthians” em 2012. Imagina o impacto no orgulho corintiano alcançar o Flamengo em número de torcedores? Além disso, o título mundial coroou o projeto de marketing. Ser fidedigna ou não, a pesquisa, é o de menos. A informação pela informação não está na pauta dos veículos de comunicação. São porta-vozes de interesses comerciais ou de projetos políticos e, assim, utilizam a informação para inserir as “ideias”, pois sabem que, cada dia mais, o ser humano discerne menos. Enfim, o que se coloca pega. Um exemplo disso: aqueles 40 mil corintianos que foram ao Maracanã em 1976, hoje, já são 80 mil.

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