Guia do tricolor (por Mauro Jácome)


Tricolores, o que mais deveremos fazer até o dia 2 de dezembro será torcer, torcer e torcer pelo Fluminense. Cada um de sua forma, com suas superstições e manias. Nada melhor num momentos desses, de decisão, que a corrente positiva. Ainda mais com tantos secadores ligados de norte a sul, leste a oeste.

Também é bom acompanhar os coadjuvantes. Além de divertido, ameniza a ansiedade pelo próximo jogo de nosso time. Não consigo assistir a um jogo completamente imune. Até naqueles em que não tenho qualquer interesse e assisto somente para dar de comer ao fanatismo, de repente, uma jogada bem feita, um jogador cujo jeito de jogar me agrada ou um comentário na TV, faz com que tome partido. Imaginem quando envolve meu time. A esmagadora maioria é assim.

Então, nessa reta final, para quem gosta de ver os outros jogos e acha que sua torcida dará certo e poderá facilitar a vida do Fluminense, eis o roteiro:

A 33ª rodada ainda reserva um jogo de muita importância para o Fluminense. Quarta-feira, Independência, 22 horas, Atlético e Flamengo duelam. Há duas opções para o tricolor: torcer pelo Flamengo ou contra o Atlético. Por questões óbvias, prefiro a segunda opção. Inclusive, um empate já serve. Particularmente, não acredito que o Flamengo tenha punch para impedir a vitória mineira. O Atlético é um ótimo time. Tem como principais qualidades: a rapidez, a habilidade e a inteligência do seu meio-campo; e a bola aérea na sua defesa e na do adversário. E essas qualidades do Galo são, exatamente, o ponto fraco do Flamengo. O meio-campo rubro-negro não marca, seu ataque é baixo e sua defesa bate cabeça nas bolas alçadas sobre a sua própria área. Além disso, Ronaldinho vai querer devolver a humilhação que sofreu no jogo do Engenhão. Os atleticanos, time e torcida, vão entrar com a faca nos dentes. Mas vale a torcida, pois, mesmo não acreditando, vou torcer como nunca contra o Atlético.

Bom, seguindo adiante, a 34 ª rodada tem vários jogos para a torcida do Fluminense acompanhar:

Atlético-GO x Corinthians – futuro adversário do Galo, e virtual rebaixado, o time goiano poderia ganhar e se animar para terminar a temporada honrosamente. Vou torcer pelo Dragão.

Vasco x Sport – adversário do Atlético na rodada seguinte, o Vasco, ganhando do Sport, conterá a queda livre e terá um mínimo de ânimo.

Grêmio x Ponte Preta – sem dúvidas que a vitória do Grêmio será importante para ficar encostado no Atlético e não dar-lhe tréguas.

Cruzeiro x Santos – jogo dispensável. Já de férias, o Cruzeiro tem dois compromissos ainda nesse campeonato: perder para o Fluminense e ganhar do Atlético.

Flamengo x Figueirense – só por diversão, torcer pelo Figueirense.

Portuguesa x Bahia – uma vitória do Bahia complicaria mais a vida do Palmeiras que, contra o Fluminense na rodada seguinte, estaria totalmente desesperado.

Coritiba x Atlético-MG – se jogar igual ao segundo tempo de quinta passada, o Coritiba tem tudo para complicar a vida do Galo. Vamos, Coxa!

Náutico x Internacional – pula esse jogo.

Palmeiras x Botafogo – vamos para a arquibancada latir e afundar de vez o Verdão, colocando uma carga emocional ainda maior quando o Palmeiras enfrentar o Fluminense. Isso manteria o Botafogo com a ilusão de Libertadores até a penúltima rodada, quando jogará contra o Atlético no Engenhão. Difícil vai ser o Botafogo conseguir algo sem o Seedorf, que se contundiu no jogo de ontem contra o Atlético-Gê-Ó.

Chegamos a 35 ª Rodada. Os tricolores sobreviventes têm os seguintes compromissos:

Botafogo x Portuguesa – latir novamente pelas mesmas razões do jogo anterior do Botafogo.

Atlético-GO x Santos – o jogo contra o xará mineiro está próximo. A tarefa é ingrata, mas: Dragão, tan-tan-tan, Dragão, tan-tan-tan. Lutem até o fim!

Grêmio x São Paulo – torcer por quem estiver mais perto do Atlético. Pressão total no Galo!

Corinthians x Coritiba – esqueça esse ou, se o Coxa tiver feito o seu papel na rodada anterior, torça pelo time paranaense por gratidão.

Cruzeiro x Bahia – bom treino para o Cruzeiro. O time celeste tem que estar tinindo na última rodada.

Ponte Preta x Internacional – tricolor, poupe-se!

Figueirense x Sport – vá para o próximo jogo.

Náutico x Flamengo – Náutico, por esporte. Sem trocadilhos…

Vasco x Atlético-MG – considerando que o Vasco tenha ganhado do Sport na rodada anterior, irá para esse jogo com alguma esperança. Quem sabe?

Sejamos firmes! Falta pouco. Temos um papel estatutário a cumprir e a penúltima rodada nos reserva:

Flamengo x Palmeiras – todos liberados para torcer pelo Palmeiras.

São Paulo x Náutico – se o time de três cores ganhar, continuará na perseguição.

Santos x Figueirense – vale só para ver o Neymar.

Atlético-MG x Atlético-GO – chegou o grande dia do Atlético-Gê-Ó. Se repetir o que fez em Volta Redonda contra o Fluminense, o Dragão terá 0,00001% de chance de sapecar o Galo.

Portuguesa x Grêmio – Grêmio e pressão no Galo.

Coritiba x Vasco – agora a coisa se inverte. Seria muito bom o Coritiba vencer e acabar

de vez com o ano do Vasco, afinal, na última rodada tem jogo contra o Fluminense.

Sport x Botafogo – não percam tempo, nem energia.

Bahia x Ponte Preta – idem.

Internacional x Corinthians – também.

Quando chegarmos à 37 ª Rodada, muita ponte já terá rolado por cima da água. Mas não custa projetar:

Figueirense x Grêmio – quem sabe o time de três cores gaúcho esteja colado no Galo?

Botafogo x Atlético-MG – dá para confiar? Todos ao Engenhão…

Vasco x Flamengo – dureza. Se ficar o bicho pega, se correr…

Cruzeiro x Coritiba – apronto final para o Cruzeiro.

Ponte Preta x São Paulo – não custa imaginar o São Paulo na garganta do Atlético.

Palmeiras x Atlético-GO, Corinthians x Santos, Internacional x Portuguesa e Bahia x Náutico – não deveriam nem passar na TV…

Finalmente, chegamos à última rodada. Se quase tudo aí de cima der certo, se o campeonato ainda não tiver acabado, se ainda restarem torcedores liberados pelos cardiologistas, nesta rodada a tarefa será simplificada. Parece piada, porque a adrenalina estará até a tampa, o batimento cardíaco em torno de 180 batidas/min, mas somente dois jogos importarão: Fluminense x Vasco e Atlético-MG x Cruzeiro. E seja o que Deus quiser ou o que João de Deus e Nelson Rodrigues conseguirem convencê-lo de querer.

Mauro Jácome

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Imagem: MJ

Contato: Vitor Franklin

12 Comments

  1. Salve Mauro,
    num mundo ideal faremos os 15 pontos restantes e calaremos (será?) os idiotas de plantão, no mundo real, seremos Tetra, com o plus pela desgraça alheia, garantindo um ano de zoação implacável pelos botecos da vida…

    ST

  2. Guia longo esse, heim Mauro? Bateu até uma preguiça kkkkk
    Mas como o campeonato já está comprado mesmo, fico torcendo só pelo Flu.

    ST

    1. Como é um guia, leia aos poucos, rodada a rodada. Imprima, recorte as rodadas, tire várias cópias e cole cada uma na TV, no monitor, na carteira, na cabeceira da cama.

  3. Esqueceu de aconselhar para pagar o PPV…ou então ir para um bar com vários canais… afinal de contas… o futebol só vive de TV…rsssssssss. Sei que é baixo nível ver a série B… mas não caberia torcer para 3 times de SP serem rebaixados (Bragantino, Guaratinguetá e Buarueri) e torcer para o CRB de alagoas não cair??? Ou vc não tem pena dos fracos e “comprimidos”??…rsssssss abraço.

    1. Não perdoo nem série B. Vejo o que passa. Tem alguns jogos interessantes: Goiás, as presepadas do Fernando Henrique, Criciúma. Na série A tem a solução do mosaico ou do rádio ou dos dois.

  4. Ano que vem eu vou ficar mais alienado do brasileirão. É muita emoção, muita angústia, muita aflição. Este ano está muito carregado de maus olhados.

    1. Já pensei nisso em 2008. Aí, veio 2009. Pensei de novo. Veio 2010. Desisti.

Comments are closed.