Fluminense 1 x 0 Bahia (por Marcelo Vivone)

Fluminense-Rafinha-Paulo-Sergio-LANCEPress_LANIMA20130907_0101_25

Vencemos! Emplacamos o que há muito não conseguíamos: dois jogos sem derrota. Parece pouco, mas, para um time que já coleciona cinco derrotas seguidas e outros feitos que não orgulham o seu torcedor, é uma marca de evolução. Mesmo sem tempo para trabalhar, aos poucos Vanderlei vai dando uma arrumada mínima no time.

1º tempo

Não faltou disposição. Torcedor algum pode reclamar de falta de vontade. Isso é inquestionável! Mas faltou todo o resto: organização, qualidade e tranquilidade são alguns dos pontos que podem ser citados como carentes em nosso time.

No primeiro tempo não chegamos uma vez a sequer ameaçar o goleiro adversário. Tivesse Marcelo Lomba ficado fora de campo não teria feito muita falsa. Nossas únicas jogadas a rondar a área de adversário foram bolas alçadas na área, resultado das muitas faltas que o Bahia fez a partir de sua intermediária. Mas nosso aproveitamento nas bolas aéreas foi nulo.

Do outro lado do campo, o Bahia foi muito perigoso. Logo no início, aos 2 minutos de jogos, nossa zaga posicionou-se de maneira ridícula e proporcionou ao Fernandão sair na cara do Cavalieri, que fechou bem a frente do atacante. Nessa etapa foram ainda mais três chances do adversário, sendo que mais uma delas nos pés do camisa 9 adversário que ficou livre dentro da nossa pequena área e tocou por cima da meta.

O ataque foi muito pouco efetivo. Nesse período o nosso ataque foi como aquele genro que namora a sua filha e que você tem total confiança, por saber que o menino é bom e não vai tentar nada de mais grave com a menina.

2º tempo

Veio o segundo tempo e com ele duas excelentes mexidas no time feitas por nosso técnico: Felipe no lugar de Willian e Biro Biro no do inoperante Marco JR. Com essas alterações, nosso time aliou à disposição do primeiro alguma qualidade, o que possibilitou ao time encurralar o Bahia em sua defesa.

Felipe dominou o meio de campo e, com seus toques verticais, propiciou várias jogadas de perigo na frente. Pena que muitas dessas jogadas chegaram aos pés do Samuel, que definitivamente não pode ser o titular do nosso ataque. Biro Biro entrou bem demais. Além do gol, tornou o time muito mais incisivo e agressivo. Esse garoto tem correspondido muito bem quando é posto em campo.

Ao final, a goleada de 1 x 0 nos afastou da zona de degola. Continuo tendo convicção que apesar de todas as falhas e deficiências, se continuarmos com esse espírito de luta, ficaremos distantes dos quatro últimos.

Rafinha foi o melhor em campo. Que belo jogador Xerém formou para o profissional. Mesmo jogando fora de posição, jogou muito. Combina qualidade, velocidade e habilidade. Espero que em 2014 seja o titular da nossa cabeça de área.

Nosso time combina ainda duas deficiências que dificultam muito o nosso jogo: excesso de erro de passes quando saímos para o ataque e a mais do que conhecida fragilidade do setor defensivo. Foram quarenta erros de passes durante os noventa minutos. Vanderlei tem muito trabalho a fazer.

Rápidas

. Achei muito boa a participação da torcida. Durante todo o jogo foi participativa de forma positiva. Apoiou durante os noventa minutos. Parte dela vaiou no intervalo, quando a bola tinha parado;

. Mais uma babaquice da senhora CBF: punir o jogador, que no momento máximo do futebol, sobe as escadas que EXISTEM no campo para comemorar abraçado ao seu torcedor. Se não pode comemorar ali, então tira do campo!

. Marco JR talvez esteja ainda sentindo o longo período de inatividade em 2013. Mas, independente disso, precisa resolver se quer realmente vingar como jogador profissional. Para conseguir isso, precisa mudar sua postura em campo. Esse menino joga o tempo todo caindo e simulando contusões. Alguém nas Laranjeiras precisa ser orientá-lo com urgência;

. Acho que o jogo para o Felipe é esse mesmo: entrar nos intervalos dos jogos. Infelizmente, o veterano não tem mais condições de jogar uma partida inteira e tem participação muito melhor quando entra no decorrer dos jogos.

. O camisa 9 do time tem que ser o Sóbis. Tomara que ele se recupere rapidamente de suas dores musculares. Samuel definitivamente não tem condições de ser o comandante do nosso ataque.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: www.lancenet.com.br

Neste domingo, 08/09, Paulo-Roberto Andel e João Marcelo Garcez no stand do Fluminense na Bienal do Livro às 15 h.

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216