Engenh… não! (por Rods)

Engenhão
Engenhão: ruim com ele, pior sem ele

No dia 16 de dezembro de 2003 era lançada a pedra fundamental da primeira construção iniciada para os jogos Pan-Americanos de 2007: o Estádio Olímpico João Havelange. Aquele que nasceria para ser o mais bonito e mais moderno da América Latina foi orçado em 60 milhões de reais, mas finalizado por 380. Por estar localizado em Engenho de Dentro, recebeu a alcunha de Engenhão e, apesar de arrendado pelo Botafogo até 2027, foi do tricolor Alex Dias o primeiro gol no seu gramado de 105 x 68m.

Depois de todo o brilho inicial, o estádio acabou se tornando uma grande desculpa para as torcidas só comparecerem em grandes momentos, como finais e jogos decisivos e começou a apresentar problemas, pouco a pouco. Os modernos telões apresentam falhas há anos, o placar eletrônico não existe mais, houve época de apagões e o gramado tem que ser constantemente recuperado. O que já era complicado acabou de ficar pior: o Engenhão foi interditado.

A notícia caiu como uma bomba estranhamente não esperada, se levarmos em conta todas as circunstâncias e consequências. Eu e nem vocês sabíamos dessa possibilidade, mas acho no mínimo estranho os clubes e a Federação serem pegos com as calças na mão. Enfim, o problema está na estrutura da cobertura e, aparentemente, é algo que se arrasta desde a sua inauguração, ou seja, não foi nada causado pelo Botafogo. Após ouvir uma segunda opinião, o prefeito Eduardo Paes anunciou a interdição do estádio, devido ao risco que representa aos torcedores. Ao menos no discurso a promessa é de resolver o problema, mesmo que demore um ano.

E agora?

Por enquanto apenas as consequências imediatas foram remediadas e os jogos do Fluminense e do Botafogo foram transferidos para São Januário. A alternativa era fazer os jogos ainda no Engenhão, mas com portões fechados. Bem, qualquer um que acompanha o campeonato carioca sabe que isso não tem como dar certo. O gramado precário vai sofrer ainda mais e, lembrando a situação dos demais estádios do Rio de Janeiro, a Taça Rio e as finais do Carioca correm o risco de se tornarem uma grande várzea.

Para nós tricolores a situação é ainda pior, pois temos a Libertadores pela frente. Já não podíamos contar com o Maracanã e agora que não podemos contar com o Engenhão, só sobra São Januário também para a competição sul-americana. Ou é isso ou é jogar fora do Rio. Confesso que não sei o que pode ser pior. E ainda tem como a situação se complicar mais ainda, pois a capacidade exigida para as finais de Libertadores está acima do que é possível acolher na colina. Para variar, é o torcedor quem sofre mais.

Falando em torcedor, mais uma vez é ignorado o estatuto do torcedor. Os jogos poderiam ser adiados e pensados com calma, mas como ficaria a grade de programação? E ainda, como ficam os torcedores associados em planos que deveriam facilitar e dar vantagens? Tudo é jogado para o alto.

Repito o que escrevi acima: acho no mínimo estranho os principais envolvidos não terem nem a desconfiança que isso poderia acontecer. Mais uma vez a ganância e o descaso vencem, enquanto o povo e o futebol perdem.

É triste perceber que somos nós os cães a latir enquanto a caravana passa com bancos de couro e rodas de liga leve.

 

ST!

 

Nos acréscimos:

– Diante de tudo isso, eu pergunto: agora não se tornam as Laranjeiras uma possibilidade mesmo que forçada?

– Ainda sem os jogadores que estavam na Seleção, Abel Braga vai ter que se virar para acalmar a torcida hoje.

– Começam boatos sobre Conca no Atlético Mineiro. Não tem nada de minimamente concreto nisso, mas eu já não duvido de mais nada.

Rodrigo César, o Rods

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Diário do Rio

7 Comments

  1. Rods comenta:

    Roberto, acredito que no seu primeiro parágrafo, vc quis dizer “…dar de bandeija o Maracanã…”

    Mas enfim, não duvido nem um pouco de que é esse o plano. Apesar de sofrer como torcedor, morreria de rir da cara dos culpados se Fluminense e flamengo fizessem acordos com outras cidades e Estados para jogar fora do Rio, mesmo acreditando que os times não sejam lá muito inocentes nesse caso.

  2. Há uma explicação muito lógica para essa coisa toda só vir a tona agora. O governo está planejando dar de bandeija o Engenhão para o Eike Batista como todos sabemos (sabemos faz tempo) e excluiu a possibilidade dos clubes de participar da licitação, certo ?

    Por causa disso, nós podemos lembrar que recentemente a dupla Fla-Flu renovou acordo de utilização do Engenhão com o Botafogo até o fim do ano… Mas amigos, eles também precisam do times grandes no Maracanã para viabilizar o “projeto”! Afinal, se Vasco e Botafogo pouco vão usar o Maracanã e se Fla-Flu fizerem o mesmo, como fica o retorno do Seu Eike e do Seu “Paes Cabral” nessa história ??

    Já sacaram né…. nem preciso dizer mais nada!
    Como SEMPRE, tem que ter putaria na história…

    Sem o Engenhão os grandes clubes ficam na mão dos “donos do maracanã”, e para completar o quadro a PM acabou de repetir que não pode haver clássico em São Januario….. isso é lindo amigos! e parece roteiro de filme de gangster… resta aos clubes sentarem para negociar com uma arma na cabeça…

    É óbvio que esses caras sempre souberam que haviam alguns problemas no (recem-criado) Engenhão e NÓS continuaremos sem saber se esses problemas REALMENTE oferecem algum risco (e se oferecem por que só interditaram agora ?). Só nos resta achar alguma graça da interdição nesse momento, de repente, sem avisos… se fosse um pais sério iria todo mundo para a cadeia e devolveriam esse 380 milhões do nosso dinheiro, no minimo!
    Mas aqui, nada acontece!

  3. Saudações Tricolores,

    Se você é proprietário de imóvel e coloca esse imóvel para locação. Jamais em tempo algum fará vistorias de como anda o seu patrimônio?
    Mas grave ainda quando se trata de patrimônio público.
    Devem ser penalizados os atuais responsáveis, locador e locatário e ponto final. Ficar tentando achar culpados de há 10 anos é correr atrás do rabo, como acontece sempre e ninguém é punido.

    Eu tenho minhas idéias sobre essa interdição, motivos e consequências.

    http://www.fluminenseetc.com.br/?p=54433

    STRI

  4. Rods comenta:

    Pois é, eu ainda fico abismado como tudo que acontece de ruim aparece como surpresa. Ninguém sabia da estrutura com problema, ninguém sabia que chove muito em março…

    É imprescindível apurar e encontrar todos o problemas e culpados, porém com toda certeza começará o velho jogo do empurra.

    Sei que no meio dessa confusão existem aqueles que tem esperança na liberação do Maracanã. Bem, dessa vez, não estou no time dos otimistas e prevejo jogos fora do Rio.

    1. Desde 2010, pelo menos, já tinham sido detectados problemas na sua cobertura.
      Não sei na realidade no que deu o laudo sobre esse problema inicial.
      Mas pelo visto, foi aprovado sem problemas, pois não vi e nem li, nada sobre obras na cobertura.
      Então, era uma bomba pronta para ser ativada.
      Um verdadeiro míssil que atinge, o já combalido futebol carioca.
      E agora, como ficarão os responsáveis por esse obra?
      Um estádio com apenas 6 anos de uso, já interditado.
      Conforme o amigo de cima citou, tem q apurar tudinho, desde o seu início da obra, q foi na gestão do ex-prefeito César Maia e as construtoras responsáveis pela obra.
      Pobre futebol carioca…

  5. Cesar Maia, os responsáveis pelo consórcio que construiu o estádio, os administradores do Engenhão, o presidente do Botafogo…. se aqui fosse um país sério, todos deveriam parar no xilindró por colocar em risco a integridade do torcedor!

Comments are closed.