Encontro com Peter (por Marcus Vinicius Caldeira)

flusócioOntem, aconteceu no badalado Edifício Argentina em Botafogo, a reunião aberta da Flusócio (grupo político do presidente Peter Siemsen) para debater Marketing e o futuro do Fluminense. Os grandes nomes do evento foram Idel Halfen e Alexandre Vasconcellos, que apresentaram uma palestra sobre o marketing tricolor. O presidente Peter Siemsen fechou o evento palestrando sobre a situação atual do clube e futuras perspectivas.

O auditório estava completamente lotado, com pessoas em pé para assistir a palestra e poder debater sobre os temas propostos. O final foi dedicado para perguntas do público.

Idel, vice-presidente de marketing do clube, começou falando sobre como a atual gestão encontrou o clube em termos de receitas provenientes da área de marketing, deixando claro que não faz críticas aos seus antecessores, mas que o grupo vigente tem uma visão diferente da aplicada anteriormente no Fluminense.

Deixou claro, também, que as receitas obtidas através de ações de marketing estavam bem abaixo do potencial do clube e que colocou como objetivo primordial o aumento dessas receitas, com ações que possibilitassem o aumento da base de torcedores, uma vez que isso permite uma posição mais favorável para o Fluminense frente às negociações com os parceiros, os fornecedores e a TV.

Informou que a gestão optou, dada a situação financeira deplorável em que o clube se encontrava, por trabalhar com uma estrutura enxuta de recursos humanos e que a equipe foi heroica em levar adiante determinados projetos, mesmo sem dinheiro e com poucas pernas e braços. A valorização do Flu-Memória – com a sala de troféus, o incentivo à literatura e a Bienal, entre outros – também foi um pilar dessa equipe de marketing, aproveitando a riquíssima história tricolor. Na opinião de Idel, essa é uma boa estratégia para captação de novos torcedores, principalmente naqueles momentos em que o futebol não vai muito bem.

Uma das políticas foi (e continua sendo) a da recuperação da visão institucional da marca, que ainda sofre com o episódio do lastimável estouro da champanhe e das filas intermináveis para a compra de ingressos da Libertadores em 2008. Afirmou que já é notória essa recuperação de credibilidade. Isso permitiu negociar melhores contratos com a adidas e a TV.

Da relação com a adidas deu os seguintes números: 200% de valorização; aumento do faturamento em 45%; mudança de 2 para 3 picos de vendas de camisas do clube.

Uma informação importante até para acabar com alguns boatos que surgem por aí é de que pelo contrato com a Unimed é impossível colocar outra marca no uniforme. Anunciou o fechamento de um contrato grande com a Gatorade nos moldes de associação à marca. Será o maior da empresa no Brasil.

Alexandre Vasconcellos, um garoto (sim, ele é bem jovem) incansável que sempre foi visto tentando resolver os problemas de operações nos estádios e sempre foi muito solícito e atencioso – pelo menos comigo – complementou a palestra, deixando bem claro o desafio de fidelizar o torcedor e a questão do sócio-futebol com direito a voto, fundamental para tal.

Um número interessante demonstrado foi que se pegar a relação sócios por tamanho de torcida, o Fluminense hoje tem o quarto melhor número. Outro dado importante, foi de que a média de venda de ingressos online no ano de 2012 foi de 70%, um número bem expressivo.

O projeto “Guerreirinhos” também foi citado como um grande feito, uma vez que tirou de terceiros a administração das escolinhas de futebol, e que está totalmente integrado com Xerém e hoje conta com 5.700 alunos.

Outros dados importantes citados: associação do Flu ao Maracanã, ponto turístico muito conhecido e visitado no Rio; Um tour que será criado, partindo de Laranjeiras até o Maracanã; Todas as partidas no Maracanã foram rentáveis enquanto todas as partidas do Carioca de 2012, com o Flu campeão, deram prejuízo.

Logo em seguida, Peter falou das dificuldades encontradas pela gestão, da revolta com a sacanagem feita contra o Fluminense, no que diz respeito às penhoras, e das perspectivas monstruosas que o clube terá no futuro com o problema das dívidas solucionado e com dinheiro para investimento nas áreas. Notei um Peter com muito gás para a campanha à reeleição e para continuar a tocar o projeto de reestruturação do clube que se iniciou em 2011.

O melhor dele e do grupo é que não há arroubos megalômanos, delírios ou devaneios de que se resolverá tudo rápido e que possuem todas as fórmulas mágicas para a estruturação completa do clube. É tudo com o pé no chão, de forma transparente, admitindo os erros e projetando acertos.

Duvido de quem diz que sabe tudo e que irá fazer e acontecer. Duvide também!

O próximo encontro falará sobre o futebol do Fluminense e contará com as presenças do sensacional Marcelo Teixeira e do competente Fernando Simone, ambos responsáveis por Xerém.

O fato é que a campanha vai pra rua!

#Peter+3

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Foto: PRA

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

7 Comments

  1. Continuo achando que poderiam facilitar operacionalmente a conquista de novos sócios, pois é difícil ser sócio do Fluminense. Eu mesmo, para me tornar proprietário, foi difícil e quase desisto, não fosse a interferência do Marcus, que mora do país, e de uma funcionária, mais tarde demitida, que também era daqui de Belém. Gostaria de saber a estratégia para conseguir novos sócios, pois acho que atingimos o 1º ponto de saturação ao atingirmos 20000. Sds Tricolores

    *** Service disabled. Check…

    1. Fernando, vou encaminhar seu questionamento ao pessoal de marketing e respondo em breve.
      O que sei que pro pessoal de fora, sempre tem o projeto “Tricolor em Toda a Terra” e lá mesmo o tricolor pode se associar e sair com a carteirinha. Para praças onde o Fluminense não vai (sem times na Série A) ou algo parecido, não sei.

      De qualquer maneira pode fazê-lo pelo site. Acho que a categoria sócio-futebol – agora com direito a voto – se encaixaria no perfil da galera que mora fora do Rio de Janeiro: http://sociofutebol.fluminense.com.br/

      *** Service…

  2. Tendo em vista o momento em que pegou o clube, Peter é o melhor presidente da história, não há o que discutir!

  3. Ola Marcus, como funcionará este tour de Laranjeiras ao Maraca ?? Será em todos os jogos do FLU ? Em breve pretendo levar minhas duas filhas para serem “batizadas” em Laranjeiras, e dai já teria a oportunidade de assistir a um jogo no novo Maraca, como não sei me locomover bem no RIO seria uma boa este Tour…

Comments are closed.