Emelec 2 x 1 Fluminense (por Marcelo Vivone)

los-jugadores-de-emelec-celebrando-uno-de-los-goles-convertidos-al-conjunto-brasileno-fluminense-_572_464_165704

Não fizemos uma boa partida. À exceção dos primeiros 20 minutos do 2º tempo, fomos dominados pelo adversário e, diante desse quadro, o resultado acabou sendo bom.

A 1ª etapa foi toda dominada pelo adversário e o placar de 1×1 ao seu final foi excelente para o Fluminense. Começamos muito bem a etapa final, com posse de bola quando necessário e encaixando bem os contraataques quando possível. Mas erramos praticamente todos os últimos passes, aquele para deixar alguém na cara do gol, e desperdiçamos algumas de matar o jogo.

Nos últimos 25 minutos do 2º tempo o Emelec veio novamente para cima e no final da partida fomos mais uma vez prejudicados pela arbitragem, que inventou um pênalti para dar a vitória ao time da casa.

Mas sermos prejudicados pela arbitragem no torneio sulamericano não surpreende. Já na 1ª fase tivemos algumas atuações muito duvidosas dos sopradores de apito. E como esquecer o roubo explícito do jogo em Buenos Aires contra o Boca do ano passado?

A impressão é que no quesito bastidores estamos muito mal parados. Enquanto somos, ano após ano, prejudicados pelos caras de preto (ou amarelo), o Atlético mineiro, por exemplo, conseguiu por pressão de seu presidente que o jogo de ontem contra o São Paulo no Morumbi fosse comandado por um árbitro de fora do país.

Não há como não reclamar da arbitragem depois da marcar de um pênalti inexistente aos 42 minutos do segundo tempo, mas também não há como eximir o nosso time de culpa. A verdade é que jogamos muito mal e isso tem sido uma constante no ano.

Individualmente gostei somente do Carlinhos, do Wagner, de alguns momentos do Jean e do 1º tempo do Rhayner. Os demais foram muito mal durante toda a partida, com destaque absoluto para a dupla de dinâmica de zagueiros e para Wellington Nem.

Não me lembro de uma atuação tão ruim do Nem desde que debutou com a nossa camisa. Nosso baixinho não acertou uma jogada sequer e deu a impressão de se jogar em todas as disputas de bola. Foi um dos grandes responsáveis por não termos liquidado o jogo na 1ª parte do 2º tempo.

Falar da nossa dupla de zagueiros é imensamente desagradável para mim, pelo simples fato de estar de saco cheio de ser obrigado a ver 2 jogadores com a falta de qualidade de Gum e Euzébio envergarem uma camisa com a tradição que tem a nossa. Cada jogo serve somente para confirmar a minha certeza quanto ao erro de julgamento da diretoria e da UNIMED em relação a esse setor.

Não sei quantas vezes utilizei esse espaço para expressar todo a minha insatisfação e questionar a visão de quem manda no Fluminense sobre a nossa dupla de zagueiros. Quais provas mais serão necessárias para que a diretoria e a UNIMED atuem no sentido de contratar zagueiros de verdade para a equipe? Será necessária mais uma eliminação na Libertadores?

Edinho também não fez uma boa partida. Se pelo menos com a bola nos pés conseguiu se enrolar menos do que o seu normal, deixou, mais uma vez, muito a desejar na marcação. Sua pouca mobilidade e lentidão mais uma vez provocaram um vazio no espaço entre o meio de campo e a defesa.

Citei Carlinhos como um dos poucos que se salvaram na partida de ontem, mas não posso deixar de criticar a sua infantilidade no lance do pênalti inventado, pois não havia necessidade de ele dar a oportunidade ao juiz de nos prejudicar. O jogador adversário estava de costas para o gol e Calinhos não precisava ter utilizado os braços na marcação. E nosso lateral já é reincidente em nos prejudicar na Libertadores por jogadas infantis, vide a expulsão no jogo da Bombonera do ano passado.

Mesmo com a fraquíssima atuação de ontem acredito na classificação na próxima semana. O placar acabou ficando de bom tamanho, pois marcamos um gol fora. Uma simples vitória por 1×0 nos classifica. Esse é o nosso placar preferido desde 1951 e ainda trará grande sofrimento para a torcida até o último minuto de jogo, o que é a cara do nosso time.

Sofreremos uma pressão natural pela obrigação de vencer, mas creio ser necessário somente entrar com espírito de Libertadores que a classificação acontecerá. Isto é, se a dupla de trapalhões que fica à frente do Cavallieri permitir.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: www.abc.com.py/

4 Comments

  1. Pode-se contar nos dedos os jogos em que esta “drupa” de zaga não tomou gol. Sofrimento e ódio até quando ??

    Abraços,

    Ronaldo.

  2. Além disso, a falta que originou o “pênalti mais inventado da história do futebol”, foi, não menos inventada, invertida, para ser mais exato. O Gum foi puxado e o … , doido para arrumar um final feliz para o time da casa, marcou contra nós.

    Definitivamente, ou o FLUMINENSE fala agora ou vai ter que calar para sempre.

    ST.

  3. NÃO AGUENTO MAIS FALAR MAL DO GUM, DO L. EUZÉBIO E DO EDINHO !!! QUANDO ISSO VAI TER FIM, MEU DEUS ?

  4. Será que está no regulamento da Libertadores que o Fluminense tem que ser roubado?

    2008 – baldassi
    2012 – buitrago
    2013 – roldán

    Neste jogo tivemos mais uma prova clara de que torcida também ganha jogo, se o estádio estivesse vazio e sem nenhuma pressão, duvido que o árbitro marcaria pênalti.

    Leandro Euzébio, foi só vc fazer esse corte de cabelo de funkeiro, que já fez m., nunca vi nada ligado a funk dar certo, deixa isso pra mulambada!

    Vamos virar isso juntos na quarta, SJ precisa virar um caldeirão!

    ST

Comments are closed.