Editorial – A farsa pueril publicada no Le Monde Diplomatique

Sexta passada, o conceituado jornal Le Monde Diplomatique surpreeendeu o meio jornalístico esportivo ao publicar pretenso artigo sobre o Fluminense.

A surpresa se deveu pelo raso nível intelectual da peça, que pode ser considerada (mais) uma verdadeira “Fake News” a atacar o Tricolor às vésperas de uma decisão continental. Como quase sempre acontece nestes casos, o estelionato intelectual foi preparado com linguagem pernóstica e assinado por um anônimo com titulação acadêmica ostentada, recurso típico para dar “credibilidade intelectual” ao ato.

Num sarapatel de argumentos frágeis, o Fluminense é apontado como um pretenso símbolo da aristocracia carioca a começar pela manutenção da grafia de seu nome em inglês, Fluminense Football Club. Seria isso uma defesa das causas populares ou uma declaração de xenofobia enrustida? Recentemente tivemos o caso do paranaense Athletico, que retomou sua grafia original inclusive por planejamento de marketing e popularização de sua marca, indo justamente ao contrário da elitização. Apenas um exemplo de como a argumentação foi intelectualmente rasa.

A seguir, na tentativa de diminuir um dos símbolos tricolores, Chico Buarque, o artigo divulga uma verdadeira “barriga” que só poderia ser praticada por quem desconhece a história tricolor: aponta uma “Torcida Jovem” que nunca existiu nas arquibancadas tricolores, adulando Chico para que alcançasse seu objetivo de “fazer barulho” em sua volta do exílio, datada de março de 1970. Acontece que meses antes, em junho de 1969, Chico Buarque fez parte da estreia do jornal Pasquim, famoso veículo de combate à ditadura, com o artigo “Um tricolor em Roma”, onde enaltecida o Fluminense e o movimento Jovem Flu, composto por artistas e intelectuais para acompanhar o Fluminense nas arquibancadas. Era óbvio que, acima de tudo, Chico fosse abraçado no aeroporto por seus amigos. Muito antes de 1970, o compositor já era conhecido nacionalmente. Por fim, anos depois surgiu a Torcida Jovem Flu, que nada tem a ver com o referido movimento.

Outro exemplo de barbarismo mental é, tal como publicado no pretenso artigo, sugerir que o Fluminense fosse um instrumento de excludência popular por ter como torcedor o presidente João Figueiredo. Chega a ser tragicômico. Antecessor de Figueiredo, Emílio Médici era figurinha carimbada nos jogos do Flamengo, com direito a fotos com ídolos, e ninguém pode imaginar que o clube era favorável a ditaduras sangrentas por isso. Ou que, mais recentemente, a massa flamenga se deixasse levar pelo chamado “bolsonarismo” explícito de seus dirigentes que lá se encontram. O Botafogo teve como presidente Charles Borer, irmão de Cecil Borer, ex-DOPS (CLIQUE AQUI.). O histórico Vasco da Gama teria que trocar de nome por causa da homenagem feita ao navegador português que, reconhecidamente, promoveu genocídio? Ora…

Mas o show de sandices ainda não terminou. Sugere que o Fluminense tem a pecha do racismo, mas despreza o fato notável de Pixinguinha ter se apresentado com seus Oito Batutas (três ou quatro negros) em pleno Salão Nobre das Laranjeiras na virada dos anos 1910, num tempo em que o único lugar onde quatro ou cinco músicos negros se reuniam era a cadeia.

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Claro que, com tamanha má fé, o artigo passa ao largo da primeira grande luta contra a homofobia no futebol brasileiro, no famoso episódio do pó de arroz estrelado por Carlos Alberto, e que se tornou uma marca definitiva do Fluminense. Será que o redator de texto considera também que um clube é vítima de homofobia secular por que é “de elite”?

Qualquer pesquisa por amostragem séria feita hoje com eleitores do mundo do futebol brasileiro (dirigentes, jogadores e comissão técnica) dará absoluta vantagem ao que se convencionou chamar por “bolsonarismo”. O ambiente do futebol tem muita intimidade com estas aspas, mas isso nem de longe pode servir para rotular nenhum grande clube brasileiro, tendo em vista que tais agremiações possuem milhões de torcedores em todo o Brasil, com as mais diversas formações, crenças, classes sócio econômicas e demais pluralidades. O Fluminense de Felipe Melo é também o de Nelson Rodrigues e João Figueiredo, e ainda de Cartola, Noca da Portela, Didu Nogueira, Marquinhos de Oswaldo Cruz, Chico Buarque, Stanislaw Ponte Preta, Vladimir Palmeira, Nelsinho Rodrigues, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Letícia Spiller, Nathalia Timberg e inúmeros nomes que transitaram pelo melhor da vida brasileira. Muitas e muitas vezes, o Fluminense abrigou estes nomes e inúmeros outros em suas arquibancadas, mostrando que o clube sempre teve a pluralidade como base.

Poderíamos falar do ridículo que é tentar desassociar Cartola do Fluminense, mas chega a ser pueril qualquer tentativa nesse sentido. A melhor maneira de encerrar este editorial vem de longe. Confira:

Em 26 de junho de 1905, João do Rio já era uma das maiores expressões jornalísticas do Rio de Janeiro, e se tornaria um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos, além de membro da Academia Brasileira de Letras. O talento fez com que superasse todos os preconceitos possíveis, dado que João era um homem negro, obeso e homossexual.

No artigo em questão, publicado à época na Gazeta de Notícias, João deixa claro seu encantamento pelo Fluminense, num tempo em que o Campeonato Carioca sequer existia. Artigo este escrito após visita pessoal ao clube.

Títulos de doutorado são inúteis quando o objetivo de uma publicação é apenas espalhar má fé.

1 Comments

  1. Admirável resposta, neste editorial, ao intelectualoide tendencioso que, sabe-se lá como, conseguiu espaço naquele outrora prestigiado jornal. Li o citado artigo há alguns dias e não estranhei, pois o costume de ver a maioria desses órgãos de imprensa (dita) grande publicando pretensas “verdades” sobre o nosso Tricolor me deixa sempre com os dois pés atrás.
    Portanto, apoio totalmente este editorial e gostaria de vê-lo publicado no site oficial do FLUMINENSE FOOTBALL CLUB, como registro e reconhecimento às sempre certeiras posições do PANORAMA TRICOLOR em defesa desse clube de tanta tradição e glórias. Estamos juntos, amigos do Panorama! Seremos! ST

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