Fla x Flu: a decisão (por Felipe Fleury)

Na minha última coluna aqui no Panorama Tricolor, havia dito que o Fluminense estava pronto para a decisão e, independentemente do resultado – da primeira partida contra o Flamengo – o Tricolor era um time que precisava ser enaltecido pela torcida.

Parece que eu estava adivinhando. Mesmo após fazer uma de suas piores partidas no ano, a derrota no primeiro jogo da decisão não abalou o moral do torcedor. Muito ao contrário, pois o que seu viu no Maracanã, logo após o apito final, foi o tricolor “enaltecendo” o seu time do coração, não permitindo que a equipe esmorecesse após a derrota para o arquirrival. Tal fato foi notado até pela torcida adversária, surpreendida com a atitude da torcida do Fluminense que se manteve fiel ao time, mesmo quando quem tinha motivos para comemorar e gritar o seu clube era apenas o adversário.

Ora, o tricolor sabe bem que seu time está preparado e que dificilmente fará uma partida tão ruim quanto aquela, quando o tamanho do placar foi até enxuto ante a superioridade rival. Outros, mais antigos e supersticiosos, como eu, também sabe que o Flu se dá melhor quando o favoritismo e o “oba oba” estão do outro lado. Fico a imaginar que se o resultado tivesse sido o inverso, estaria eu agora muitíssimo mais nervoso, já antevendo que o Flu cairia numa retranca fortíssima para jogar pelo regulamento, o que proporcionaria, certamente, um jogo de muito sofrimento para todos nós.

Não há dúvida, assim, de que o Flu precisando vencer terá que dar o seu melhor e o seu melhor não foi o que se viu no último domingo, embora o Flamengo – apesar de todas as chances dadas – só tenha conhecido sair do zero no placar em virtude de uma falha grotesca de nossa defesa.

É por isso que o torcedor acredita numa reviravolta na partida de logo mais. O retrospecto na temporada credencia o Fluminense a continuar acreditando no título, em que pese, do lado de lá, o mesmo já ser favas contadas. Melhor assim. Abelão teve o seu tempo para corrigir os erros e sabe bem que se o Flamengo fez uma de suas melhores partidas na competição, o Flu não chegou nem perto de fazer algo razoável, ou seja, o time da Gávea não pode ser muito mais do que já foi e o Tricolor, este sim, é o único que poderá surpreender.

Mas o futebol não é lógico, nem matemático. Apesar disso tudo, e mesmo que o Flu apresente o seu melhor, não dá para cravar – sem falar com o coração – que a taça Carlos Alberto Torres virá para as Laranjeiras, embora eu pense que este troféu estará muito mais confortavelmente instalado na Rua Álvaro Chaves. Talvez esteja aí, também, mais um ingrediente para os supersticiosos acreditarem com mais afinco na vitória Tricolor.

De qualquer forma, aconteça o que acontecer, o ano apenas se inicia e esse time já mostrou que, de alma renovada, será muito diferente daquele que nos envergonhou ano passado. E o torcedor sabe disso, tanto é que, independentemente do que acontecer logo mais no Maracanã, ele cantará e apoiará, senão mais alto, com mais paixão que o rubro-negro e, se a vitória não vier, restarão a honra e a esperança que ele carregará no seu peito transbordante de orgulho.

A missão já foi cumprida com o resgate da alma Tricolor e um tempo muito melhor se anuncia, um tempo de humildade, dignidade e glórias! Avante, Fluminense!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @FFleury

Imagem: f2

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres