Compasso de espera (por Marcelo Vivone)

e8b2495d-9617-4c32-bb02-4a2c8773fa67_11913301386_7bf098c58b_z

A vitória foi importante. Conquistá-la sempre é, seja contra quem for. Mas o time continua irregular e lento.
O discurso de que a falta de pré-temporada é perfeitamente compreensível, mas a análise do todo não pode se resumir a esse aspecto.

Conseguimos repetir o time pela 3ª vez consecutiva, o que é motivo de comemoração, ainda mais em início de temporada. Mas, se na partida contra o Nova Iguaçu, foi possível perceber alguma, ainda que pequena, evolução do conjunto, no jogo de quarta-feira parece ter havido um retrocesso. Finalizamos apenas uma vez no gol do adversário, justamente a bola que entrou.

Quem tem jogado bem é o Conca. Nosso ídolo argentino é ao mesmo tempo o motor e o cérebro do time. No mais, alguns lampejos do Carlinhos, o Sobis que não se omite nunca do jogo, embora esteja longe de sua melhor forma física e, principalmente, técnica, Jean e Valência crescendo de produção e as boas atuações do Elivélton.

Mas a questão é: quanta evolução mais se pode esperar de um time que tem Gum, Bruno, Diguinho e um ataque lento? Não estamos repetindo os erros de um ano desastroso?

Independente do nível de preparação em que o time está nesse momento e do que vem ou não produzindo até aqui, está muito nítido de que precisamos de reforços. O ano de 2013 não deixa dúvidas disso.

Na zaga, Eivélton tem demonstrado que já deveria ter sido promovido a titular desde o ano passado. Possui boas qualidades e alguns defeitos, mas, diferente de todos os seus concorrentes, demonstra para o torcedor que tem o que evoluir.

Leio com esperanças que o clube está se movimentando na busca de zagueiro(s). Como já disse, gostaria que fossem contratados dois jogadores e para serem titulares. Mas é premente a contratação de um que chegue para realmente ser titular. As especulações do momento são Rafael Toloi ou Leandro Almeida.

Confesso que fui um dos que ainda em 2012 pedia a contratação do Toloi, que ainda jogava no Goiás. Hoje não tenho mais o mesmo conceito elevado a respeito desse jogador, mas, ainda assim, acho que qualquer um com certo nível deveria ser contratado para barrar o Gum e fazer a dupla de zaga com o Elivélton. Não quero nem cogitar a hipótese de aturar mais um ano de Gum no time titular. Sobre o Leandro Almeida não tenho o que comentar, pois não conheço o seu futebol.

Está duro também aturar mais um ano de Bruno ou Wellington Silva. Idem para a presença de Diguinho que, apesar de não estar comprometendo, não tem o nível que um clube como o Fluminense precisa para ocupar a importante função de ligação entre defesa e ataque.

Na frente, Sobis se esforça muito, mas não pode ser o companheiro do Fred. Precisamos de alguém com velocidade e não sei se Walter conseguirá executar esse papel. É bom lembrar que os dois ataques que funcionaram bem na era Fred foram quando Maicon e Wellington faziam a função de segundo atacante. Hoje no elenco temos Biro Biro e Marco JR com essas características.

O Fred de hoje não pode sequer ser analisado. Ainda falta bastante para ele voltar a praticar um futebol profissional, o que é natural, dada a gravidade da contusão e o tempo afastado dos gramados. A movimentação do nosso centroavante hoje lembra a de quem acabou de comer um churrasco regado à cerveja.

Continuo em compasso de espera em relação às movimentações de contratações da diretotira. Não creio que somente a evolução do time que temos hoje será suficiente para o Fluminense disputar os títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: yahoo.com.br

PULITZER

convite pagar oficial