Além das linhas inimigas (por Ernesto Xavier)

ernestobombonera

Fui à Buenos Aires no mês passado. Assim como outros brasileiros, aproveitei a vantagem do Real sobre o Peso Argentino e fui beber vinho, Quilmes, comer Bife de Ancho, Chorizo, Alfajores e bater perna pela Recoleta, Puerto Madero, etc.

No penúltimo dia na cidade fui ao bairro La Boca, onde fica La Bombonera. Obviamente estava trajado com minha camisa branca do Fluminense, com o nome de Romerito e o número sete. Por todo canto que eu passava ouvia: “Flu”, “Fluminense”, com o devido sotaque portenho. Fiquei impressionado com o conhecimento e respeito que tem pelo nosso time.

Mas o que eu queria dizer aconteceu dentro do estádio, durante a visita guiada. Em determinado momento um argentino veio falar comigo. Foi atraído pela camisa, claro. Como falo bem espanhol, conversamos na língua dele. Sua pergunta não me seria estranha no Brasil. O espanto foi ouvi-la além da nossa fronteira.

– Então quer dizer que o Fluminense pagou a Portuguesa para ficar na primeira divisão?

-Claro que não. Isso quem pode ter feito foi o Flamengo.

-Não é o que dizem.

Então comecei a explicá-lo a lógica surreal que seria pagar à pobre Portuguesa para que salvasse nosso maior rival do descenso. Perto de mim, um flamenguista fazia sinal negativo com a cabeça, mas ignorei sua existência. O argentino me pareceu satisfeito com a explicação. Tentei comparar a situação caso ocorresse entre Boca e River. Pronto, menos um mal informado no mundo.

A campanha odiosa da Flapress atravessou as cataratas e foi ganhar força em outros terrenos. O poder dessa mídia suja e tendenciosa não tem limites. Ainda esta semana ouvi o Boechat (que admiro por diversos motivos, mas me envergonha nesse assunto) falando sobre a vergonha do STJD contra a pobre e indefesa Portuguesa, que quer defender apenas os interesses dos grandes clubes e blá blá blá. Até quando teremos que nos defender de um crime que não cometemos? Que pena é essa que já dura 17 anos? Temos que lutar contra adversários, imprensa, patrocinador, organizadas, tudo?

Para toda acusação, a luz. Para os falaciosos, a justiça.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @nestoxavier

Imagem: Ernesto Xavier