1984 – XII (por Mauro Jácome)

1984 – Capítulo 12 – O fim de um sonho

1984 – Capítulo 12 – O fim de um sonho

Com a classificação já garantida para a fase seguinte, o Fluminense faria dois jogos para garantir vantagens:

Time quer acumular pontos

O Fluminense, agora, passa a jogar pelo regulamento. Já classificado para a 4ª fase em 1º lugar do Grupo, com duas rodadas de antecipação, o interesse em vencer a Portuguesa, esta noite, no Maracanã, e o Santo André, quarta-feira, em Santo André, visa exclusivamente às vantagens que dão a soma de pontos. Se terminar a fase atual com maior número de pontos que seu adversário na próxima fase – Vasco, Uberlândia ou Coritiba – o Fluminense se classifica para as semifinais com dois empates e assegura o direito de disputar a última partida no Rio, no caso de jogar contra Uberlândia ou Coritiba (JB, 21/04/1984).

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 4 X 2 PORTUGUESA

Árbitro: Aírton Domingos Bernardôni (RS); Renda: Cr$ 33.334.000,00; Público: 19.498
Gols: Romerito (pênalti) 9, Tato 25, Wilsinho 32, Mendonça 35, Romerito 36 e Heriberto 42 do 2º Tempo.
Fluminense: Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo e Renato; Jandir (Rogério, 19 do 2º), Renê (Wilsinho, 19 do 2º) e Assis; Romerito, Washington e Tato. Técnico: Carlos Alberto Parreira.
Portuguesa: Éverton, Mauro, Cláudio, Leiz e Odirlei; Almir, Tite (Bebeto, 27 do 2º) e Mendonça; Jorginho (João Batista, intervalo), Ramírez e Heriberto. Técnico: José Poy.
Missão dada, missão cumprida. Mais dois pontos. Destaque da partida para os dois gols de Romerito. Dom Romero jogou 211 partidas pelo Fluminense e marcou 59 gols. Desses, dois são inesquecíveis: o gol único no primeiro jogo da decisão contra o Vasco neste mesmo Brasileiro e o primeiro contra o Bangu no jogo do tricampeonato carioca de 85.

Fechando a fase, o Fluminense foi ao ABC paulista para pegar o Santo André, na quarta-feira, dia 25 de abril. Voltou de lá com um ponto.

FICHA TÉCNICA

SANTO ANDRÉ 1 X 1 FLUMINENSE

Árbitro: Alceu Conerado (PR); Renda: Cr$ 17.023.000,00; Público: 7.717
Gols: Esquerdinha 32 e Delei 42 do 2º Tempo.
Santo André: Tonho, Sôni, Ramiro, Neto e Jaime Bôni; Élcio, Rota e Arnaldo (Gérson Lopes, intervalo, depois Marco Antônio, 6 do 2º); Barbosa, Jones e Esquerdinha. Técnico: Jair Picerni.
Fluminense: Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo e Branco; Jandir, Delei e Romerito; Wilsinho, Washington (Daíco, 30 do 2º) e Paulinho (Leomir, 20 do 2º). Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Grupo T – Coritiba X Fluminense
Grupo U – Portuguesa X Vasco
Grupo V – Flamengo X Coríntians
Grupo W – Náutico X Grêmio

Definido o emparelhamento da quarta fase. O Fluminense pegaria o Coritiba. Primeiro jogo lá, o segundo, no Maracanã. Passando pelo time paranaense, a semifinal poderia ser num sensacional Fla x Flu. No entanto, o time rubro-negro teria que bater o Coríntians. Isso mesmo, o Coríntians e não o Corinthians. Naquele tempo, o time paulista era grafado sem o H e com acento agudo.

O fim da terceira fase da Copa Brasil coincidiu com a votação das Diretas. O Brasil vivia em polvorosa. Há semelhanças entre o Fora-Collor de 92 e as Diretas-Já de 84: o engajamento popular. As ruas receberam multidões para gigantescas manifestações. Também, há diferença entre o Fora-Collor e as Diretas-Já: a derrota popular, em 1984, ao contrário de 1992.

Depois de uma avalanche de ações de terrorismo de estado, com censuras, prisões, torturas e assassinatos, os militares começaram a ceder às pressões externas e internas e resolveram adotar, de forma lenta, gradual e segura, como diziam, algumas medidas liberalizantes e de redemocratização do país. Por outro lado, ainda existia a linha dura, grupo de militares contrários à democratização. Eram militares influentes e, nesse contexto, o Governo oscilava entre a distensão e o recrudescimento. Depois de permitir as manifestações pelas Diretas, os dias próximos à votação da Emenda Dante de Oliveira foram tensos. A seguir, manchetes do Jornal do Brasil e da Folha de São Paulo da época:

“Governo cerca Brasília”
“Emergência já vigora em Brasília e 10 municípios”
“Figueiredo diz a deputado que não quer repetir 64”
“PM instala acampamento e inicia cerco a Brasília”
“Newton Cruz examina hoje censura ao rádio e TV”
“Censura tira Ulysses, Brizola e Tancredo da televisão”
“PM faz sete prisões em igreja de Brasília”
“PM monta barreira para deter prefeitos”
“Tropa de 8 mil homens isola cidade proibida”
“Censores se instalam em TVs e controlam noticiário”
“Tropas da PM cercam UnB e aulas estão suspensas”
“Polícia usa gás e dissolve passeata”
“Congresso sitiado por tropas vota as diretas hoje”

A Nação Frustrada!

A emenda Dante de Oliveira, que prevê eleições diretas já para a Presidência da República, foi rejeitada esta madrugada pela Câmara dos Deputados, embora tivesse recebido maioria de votos a favor (298 a 65), insuficiente, entretanto, para se atingir o quórum de dois terços exigido para alterações da Constituição. Faltaram 22 votos (FSP, 26/04/1984).

O Day After da votação das Diretas foi amargo. A sessão na Câmara entrou madrugada adentro. O horário e a censura fizeram com que soubéssemos do resultado, somente, no dia seguinte. Não foi só frustração que grande parte do povo brasileiro sentia, havia uma dose considerável de raiva também. Foi difícil digerir o resultado. Ainda hoje, lembro-me da irritação de meu pai com o Correio Braziliense nas mãos. Sacudia o jornal, apontava para a relação dos 65 deputados que não votaram pelo SIM e bradava: “vou guardar esse jornal para nunca esquecer esses traidores!”. O jornal está lá até hoje.

No próximo capítulo, começa o mata-mata.

Até lá.

Revisão: Rosa Jácome

Foto: www.mpf.gov.br

Capítulo 11: www.panoramatricolor.com/1984-cara-de-campeao-por-mauro-jacome/

Fonte: www.futebol80.com.br

8 Comments

  1. ….JOGOU COMO PELÉ…NÃO COM PELÉ COMO ESCREVI ACIMA……

  2. FLUMINENSE 4 X 2 PORTUGUESA, OU O DIA EM QUE ALDO JOGOU COM PELÉ!
    Eu fiquei muito impressionado com a atuação de Aldo neste dia, um repertório que incluiu chapéus, bolas debaixo das pernas dos adversários e outros dribles desconcertantes.
    Aldo foi um EXCELENTE lateral direito, com MUITAS partidas dignas de nota, mas neste dia, foi algo além……

  3. essas partes historicas sao sensacional………… parabens maurao………..

Comments are closed.